04 de setembro | 2022

7 de Setembro sem desfile mas com manifestação bolsonarista?

Compartilhe:

DESFILE BOLSONARISTA?
“Bolsonaristas” anunciaram manifestação nas redes, confirmada por ouvinte da Rádio Cidade.
Pais pediram e prefeitura cancelou o desfile oficial para não envolver as crianças na guerra política existente atualmente.

José Antônio Arantes

Em clima de polarização política e o crescimento do ódio, Olímpia se prepara para viver, pela primeira vez, um Sete de Setembro que poderá ficar marcado não pelo civismo da data, mas pela manifestação política em prol do atual presidente e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro, responsável direto pela proliferação do conservadorismo e o radicalismo de direita no Brasil.

A prefeitura, após o clamor de um grande número de pais de alunos da rede pública com medo das manifestações políticas e o que delas poderia advir, já no início da semana resolveu cancelar o desfile cívico que normalmente acontece nesta data. Vai acontecer apenas o hasteamento das bandeiras no período da manhã na Praça Rui Barbosa.

Segundo informações de bastidores, portanto extraoficiais, muitos pais começaram a ligar no gabinete e na secretaria de Educação pra não acontecer o desfile cívico por terem ficado sabendo que os correligionários do presidente iriam aproveitar o desfile para fazer sua manifestação, a exemplo do que o próprio presidente está preparando para acontecer.

PAIS NÃO QUEREM FILHOS VULNERÁVEIS
A ESTA GUERRA POLÍTICA

Uma pessoa ligada ao gabinete afirmou que a medida foi tomada atendendo estes pais e para garantir a segurança das crianças em razão dos possíveis manifestos em favor do presidente. “Estes pais não querem os filhos vulneráveis a esta guerra política que poderá resultar em algo sem precedentes”, afirmou a fonte.

A medida tomada pela prefeitura foi tida por muitos
“bolsonaristas” como um desrespeito por parte do executivo que, com isso, teria dado a entender que os conservadores de Olímpia são baderneiros.

Durante o programa “Cidade em Destaque” de sexta-feira, 02, inclusive, um ouvinte, João Supino Calixto, acabou dando a entender que vai acontecer a passeata e que estaria achando que o prefeito teria proibido este tipo de manifestação.

PREFEITURA NÃO PROIBIU MANIFESTAÇÕES,
APENAS CANCELOU O DESFILE OFICIAL

Foi explicado no programa que este não seria o posicionamento do executivo, uma vez que não teria o poder de proibir uma manifestação (a não ser por medida de saúde como ocorreu na pandemia, para evitar aglomerações), pois a legislação garante este direito e apenas exige que sejam comunicadas as autoridades de segurança com antecedência. No caso de Olímpia, a Polícia Militar.

Calixto começou suas afirmações no Whatsapp da Rádio Cidade manifestando sua opinião: “Se os olimpienses  quiserem  fazer passeata, desfile, não vai adiantar a prefeitura querer impedir. O povo é soberano nas suas decisões ou deveria ser. O impedimento deveria ser substituído por fiscalização e logística”, escreveu.

OUVINTE DO CIDADE EM DESTAQUE
AFIRMA QUE MANIFESTAÇÃO VAI ACONTECER

E complementou: “Espero que o Sr. Prefeito seja sensato. Organize e mantenha a ordem. O povo raiz de Olímpia é ordeiro, prudente e respeitador. Olímpia é dos Olimpienses e não da prefeitura. Deus estará no comando. Que seja feita a vontade do povo. Pois é por causa dessa soberania popular, que o nosso mandatário maior se encontra onde encontra”.

O que se entende do relato do ouvinte do programa Cidade em Destaque, portanto, é que a manifestação deverá ocorrer, ou pelo menos estava programada para se realizar.

No programa Cidade em Destaque, no entanto, foi manifestada toda a apreensão do atual momento político, principalmente após o incidente da tentativa de assassinato através do incêndio nesta Folha, a morte de um guarda civil por outro policial penal no Paraná e até o confronto entre “Lulistas” e “Bolsonaristas” ocorrido no centro de Rio Preto na terça-feira, 30, em São José do Rio Preto.

DESFILE OFICIAL FOI CANCELADO
NA SEGUNDA-FEIRA, 29

No início da semana, no entanto, a prefeitura já havia tomado a decisão de cancelar o desfile e anunciou apenas um ato cívico na quarta-feira, dia 07 de setembro, para comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil.

Programado para as 9h da manhã, a solenidade, aberta a toda população, será realizada na Praça Central da cidade, no entorno do Coreto, reunindo autoridades, as forças de segurança locais, como a Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, servidores municipais e sociedade civil, promovendo o Hasteamento das Bandeiras e uma breve cerimônia.

ENVOLVER PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS
EM MANIFESTAÇÃO POLÍTICA

A data é tradicionalmente celebrada em Olímpia com a realização do Desfile Cívico, que conta com a participação das escolas, clubes de serviços, forças de segurança, entidades, entre outros envolvidos.

Segundo a prefeitura, em 2020 e 2021 o evento não ocorreu devido à pandemia. Agora, em 2022, havia a previsão de ser realizado, no entanto, optou-se pelo ato cívico mais breve e simbólico tendo em vista o ato político de apoio a um candidato à Presidência que vem sendo convocado para a data, em todo o país, e que, no município, vem ganhando força de militantes, inclusive com a intenção de utilizar o desfile para manifestos políticos.

Desta forma, continuou a assessoria de imprensa, a atual gestão decidiu não promover o desfile a fim de não envolver os atos da Administração Pública, principalmente com a participação de crianças e alunos da rede municipal, em manifestações político-partidárias, e visando garantir a segurança da população presente.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas