24 de abril | 2024

Lideranças de Olímpia buscam acelerar licitação para novo aeroporto em encontro com Ministro

Compartilhe:

Comitiva de deputados e ex-deputado pressiona por rapidez no processo licitatório para evitar perda de recursos federais.

Na noite de terça-feira (23), em Brasília, uma comitiva composta pelos deputados federais Luiz Carlos Motta (PL) e Fernando Marangoni (União Brasil), além do ex-deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil), reuniu-se com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O encontro teve como objetivo principal solicitar celeridade no processo de licitação para a construção do novo aeroporto em Olímpia, um projeto que promete impulsionar o turismo e o desenvolvimento econômico regional.

O projeto do aeroporto, que prevê um investimento de 104 milhões de reais oriundos do Orçamento da União de 2024, com área para a construção já adquirida pela Prefeitura teve os projetos e a outorga encaminhados pela Infraero, aumentando as expectativas em torno do início das obras.

Durante o encontro, a comitiva expressou a preocupação com a possibilidade de cortes no orçamento geral da União, que poderiam afetar o financiamento do aeroporto.

“Este aeroporto não é apenas uma obra de infraestrutura; é primordial para o turismo e desenvolvimento econômico regional. Nosso receio é que o governo efetue cortes no orçamento e o investimento no aeroporto seja suspenso”, destacou Geninho Zuliani, que já administrou Olímpia por dois mandatos e busca retornar ao Executivo municipal nas próximas eleições.

O projeto prevê uma pista de 2.100 metros de extensão, com possibilidade de expansão para 2.500 metros, capaz de atender cerca de 1 milhão de passageiros por ano e receber grandes aeronaves de carga. O pátio de aeronaves planejado permitirá o taxiamento simultâneo de até seis aeronaves do tipo Boeing ou Airbus.

O Ministro Costa Filho sugeriu um encontro com a diretoria da Infraero para discutir a possibilidade de o órgão assumir a gestão do aeroporto, o que poderia garantir uma maior rapidez no processo licitatório. A reunião com Eduardo Gonzaga da Silva, diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero, foi marcada para ocorrer nos próximos dias.

“Vamos fazer um esforço coletivo para que essa obra saia do papel. Esperamos que ainda neste ano de 2024 possamos dar a ordem de serviço que vai alavancar o turismo e desenvolvimento de toda a região”, afirmou o Ministro Costa Filho, reforçando o compromisso do governo com o projeto.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas