13 de junho | 2017
Vacinação da gripe é prorrogada com inserção de novo grupo
Foi prorrogada até o dia 23 de junho a campanha de vacinação contra a gripe em Olímpia. Apesar do município já ter quase atingido a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, esta é a segunda vez que ocorre o adiamento a pedido da secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Além dos grupos prioritários, o novo prazo de vacinação também foi estendido para pessoas entre 55 a 59 anos de idade. Segundo orientação do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Barretos (GVE), as pessoas desta faixa etária são as que têm maior risco de evoluírem com complicações, como pneumonia e internação hospitalar, além de maior prevalência de doenças crônicas.
No município, 85% do grupo de risco já se vacinaram contra o vírus da gripe. A meta é de que 90% sejam vacinados. Olímpia, que tem apresentado dados superiores ao índice nacional e estadual, apenas não alcançou as metas nos grupos das crianças (64%), de idosos (85%) e gestantes (60%).
A vacinação continua em todas as UBS do município, das 7h30 às 16 horas.
CASOS NO MUNICÍPIO
Somente este ano, Olímpia já registrou três casos positivos de Influenza, sendo dois de Influenza Sazonal e um de H3N2. Segundo a Vigilância Epidemiológica, todos os pacientes, que eram idosos, responderam bem ao tratamento e não vieram a óbito. No entanto, os dados reforçam a importância da prevenção, por meio da vacinação, cuja substância é composta de vírus inativado e não provoca gripe. De acordo com a resolução da ANVISA, a vacina de Influenza trivalente de 2017 protege contra os vírus Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!