04 de janeiro | 2023

Oito empresas de Olímpia recebem certificado para venda de produtos de origem animal

Compartilhe:

Serviço de Inspeção Municipal atesta qualidade de alimentos de origem animal produzidos por estabelecimentos de Olímpia. Olímpia possui 316 produtos registrados e, nos próximos dias, deve regularizar outros 91 de mais 04 empresas que solicitaram a regulamentação do Serviço.

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria da Agricultura, Comércio e Indústria, realizou na manhã de quarta-feira (04) no Gabinete Executivo, a entrega dos primeiros certificados do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIM/POA), para oito empresas e estabelecimentos registrados e regulamentados.

Com o objetivo de incentivar os produtores olimpienses e garantir a qualidade de produtos caseiros, o Serviço de Inspeção Municipal, instituído pela Lei Nº 4.578/21, tem como proposta a análise da fabricação dos produtos com base nas regras sanitárias, para a certificação da qualidade, por meio de um selo, que possibilita aos pequenos produtores a autorização para comercialização dos alimentos em estabelecimentos atacadistas, lojas de varejo, ou que venham a ser utilizados na manipulação, processamento ou preparação por bares, lanchonetes, açougues, restaurantes, supermercados e similares, ofertados ao consumidor final, como é o caso de carnes, leite, pescados, queijos, ovos, mel e demais produtos de origem animal.

A inspeção e fiscalização da produção e adequação sanitária dos produtos de origem animal vêm para garantir a qualidade dos produtos que são produzidos e comercializados no município, além de oferecer incentivo e apoio técnico para regularização de negócios informais.

317 PRODUTOS REGISTRADOS
E MAIS 91 SENDO REGULARIZADOS

O serviço é acompanhado pela Vigilância Sanitária e pela Daemo, para que o produtor tenha a devida aprovação de acordo com as normas técnicas específicas e a legislação vigente.

Até o momento, Olímpia possui 316 produtos registrados e, nos próximos dias, deve regularizar outros 91 de mais 04 empresas que solicitaram a regulamentação do Serviço. Outras duas empresas da cidade estão passando por adequações no sistema de fabricação para também serem regulamentadas. Com isso, ao todo, 14 empresas deram entrada ao SIM/POA e, com a certificação, os produtos inspecionados poderão ser comercializados em todo o território nacional.

GARANTIA PARA QUEM COMPRA
E PARA QUEM VENDE

Para o prefeito Fernando Cunha, que realizou a entrega dos certificados para as empresas, este é um momento importante para o município, produtores e consumidores. “Essa é uma medida que oferece garantias tanto para as empresas como para os consumidores. Isso porque o Sistema Municipal de Inspeção tem a intenção de ajudar os produtores, atestando a qualidade dos produtos, que podem ter sua comercialização ampliada, melhorando a renda. E os consumidores têm a certeza de que adquirirem um produto de qualidade”, destacou.

Fernando também ressaltou que, enquanto gestor e incentivador do Serviço, ficava satisfeito de ver os resultados positivos da inspeção em andamento. “Além disso, à medida que a cidade cresce e recebe milhares de turistas, eles também podem levar para os seus municípios produtos artesanais e de origem animal que não encontram por lá. Com o selo, temos a garantia dos alimentos serem regulamentados e seguros para todos”.

AS EMPRESAS QUE RECEBERAM O SIM

As empresas que já receberam o certificado são: Carnes e Cia, Proença Supermercado, Casa de Carnes do Maninho, Casa de Carnes do Teodoro, Açougue do Léo (Baguaçu), Iquegami Supermercados, Donaire Supermercados e Santa Rita Supermercados.

A entrega foi acompanhada também pelo secretário da pasta, Rubens Antônio Gianotto, e servidores dos setores envolvidos no processo de regulamentação. Além dos certificados, são fornecidos adesivos do SIM aos estabelecimentos, com visibilidade aos consumidores.

Para mais informações sobre o SIM/POA, os interessados podem procurar a Secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria, na Rua Durval Brito, 67 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo telefone (17) 3279-8909. 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas