27 de agosto | 2017

Nova revitalização da Praça. Rui Barbosa custará R$ 3,5 milhões

Compartilhe:


Considerado um dos mais renomados e importantes arquitetos brasileiros, Ruy Ohtake tem reconhecidas obras espalhadas pelo Brasil e pelo mundo e, em breve, deixará também sua marca na Estância Turística de Olímpia.

A pedido do prefeito Fer­nando Cunha, de quem é amigo, o profissional a­ceitou colaborar com o pro­jeto de revitalização e modernização da Praça Rui Barbosa.

Na segunda-feira desta semana, dia 21, durante visita do prefeito a São Paulo, o arquiteto apresentou o estudo preliminar de um Centro Cultural, com design contemporâneo, que visa proporcionar melhor utilização do espaço.

O projeto apresentado contempla a construção de um prédio, no espaço em frente à sede do Gabinete Executivo do Prefeito, com traços que enfati­zam um diálogo peculiar, suave e ao mesmo tempo com vigor, entre o movimento da forma arquite­tônica e o emprego de cores expressivas que são características marcantes nas concepções de Ruy Oh­take. O local terá um espelho d’água na entrada e acomodará salas, sanitários e um anfiteatro destinado a pequenas reuniões com cerca de 50 lugares.

Segundo o prefeito, o objetivo é modernizar a Praça Rui Barbosa, valorizando o desenvolvimento da cidade oferecendo novos atrativos, mas também preservar as características já existentes, conservando intactas a estrutura da igreja e da Praça da Matriz de São João Batista.

CALÇADÃO

Integrando esses elementos, a praça ainda receberá algumas adequações nas estruturas atuais e novidades como a construção de uma espécie de um coreto para apresentações artísticas. O espaço contará ainda com a implantação de um calçadão que compreenderá as ruas David Oliveira (entre as ruas Dr. Antonio Olimpio e Coronel Francisco Nogueira) e São João (entre a Rua 9 de Julho e a praça).

A obra total deve ser realizada com os recursos do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), disponi­bi­li­zados por meio da secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. A verba pleiteada é de aproximadamente R$ 3,5 milhões com previsão de início para o próximo ano.

Recentemente, Ruy Oh­take esteve em Olím­pia con­versando com o prefeito, engenheiros e arquitetos da Prefeitura para colher informações e discutir a obra.

“Olímpia é uma cidade que está em pleno desenvolvimento. Temos uma igreja linda e moderna no centro e nossa praça precisa acompanhar esse movimento e representar esse crescimento. O projeto do Ruy vem ao encontro desse objetivo, deixando nosso centro mais bonito e aconchegante para receber a população e os visitantes”, comenta o prefeito Fernando Cunha.

Todo o planejamento tem sido acompanhado pelos profissionais da Prefeitura que também serão responsáveis por elaborar o projeto do calçadão central.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas