05 de outubro | 2008

Mais de 36 mil escolhem novo prefeito de Olímpia no domingo

Compartilhe:

 

No próximo domingo, dia 5, mais de 36 mil eleitores vão escolher o novo prefeito de Olímpia. O eleito substituirá o atual, Luiz Fernando Carneiro, para um mandato de quatro anos a partir do dia 1.º de janeiro de 2009. Aproximadamente 68,8 mil estão aptos a votar em toda a área da 80.ª zona eleitoral, comarca Olímpia.

O contingente eleitoral do município de Olímpia é de 36.150 eleitores, ou seja, 5,2% maior que no pleito de 2004, quando foi reeleito o prefeito Luiz Fernando Carneiro, que era de 34.340.

Um crescimento praticamente igual ao verificado no colégio eleitoral da 80.ª zona, comarca de Olímpia, que cresceu 5,8% no período de quatro anos, passando de 65.021 em 2004, para 68.830 em 2008.

No município de Embaúba, que teve o maior crescimento, passou dos 1.787 em 2004 para 2.202 nesta ano, um crescimento de 23%. O segundo maior crescimento foi verificado em Guaraci com 9,3%, passando dos 7.395 em 2004 para os atuais 8.084.

Em Severínia também teve crescimento considerável em relação a 2004, quando o total era de 10.697, passando para 11.478 com direito a voto neste ano. Já em Cajobi foi registrado um aumento menor. Foram cadastrados 1,5% a mais que os 7.701 que votaram em 2004. Neste ano 7.820 estão aptos a comparecer às urnas. Em Altair, houve uma queda dos 3.101 em 2004 para 3.096 neste ano.

Tempo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estima que cada eleitor gaste, em média, 40 segundos para votar. Será necessário apertar nove teclas da urna eletrônica para concluir a votação. Para votar, o eleitor precisa ter em mãos o título de eleitor ou o documento de identidade (RG).

Depois de passar pelo mesário, se dirigirá à cabine de votação e escolherá primeiro o vereador. Para tanto, vai digitar os cinco algarismos do número do candidato. A foto e o nome do escolhido aparecerão na urna e o eleitor deverá apertar a tecla "confirma".

Automaticamente a urna eletrônica abrirá a tela de escolha do prefeito. Desta vez o eleitor deverá digitar os dois algarismos que representam o número do candidato. O nome e a foto do candidato a prefeito serão exibidos na urna, o eleitor vai conferir o voto e mais uma vez apertar a tecla "confirma".

Após a votação, aparecerá a palavra "fim" na urna eletrônica, indicando que o processo de escolha dos dois candidatos está completo. Caso o número digitado não esteja registrado na Justiça Eleitoral como sendo de algum candidato e o eleitor digitar a tecla "confirma", o voto será anulado. A urna traz ainda a tecla "branco" para o eleitor que queira votar em "branco".

Proibidos

Por outro lado, o TSE proibiu a entrada de celulares, máquinas fotográficas e filmadoras na cabine de votação. Os objetos deverão ser depositados em uma bandeja ou guarda-volume.

A decisão dos ministros tem como objetivo impedir o registro do voto pelos eleitores eventualmente ameaçados por milícias e candidatos. A medida já havia sido aprovada no Rio de Janeiro.

A resolução aprovada também autoriza a instalação de detectores de metais móveis nas seções onde houver indícios de coação para impedir o uso de equipamentos eletrônicos na cabine de votação.

 

Candidatos

Os eleitores de Olímpia terão que escolher um entre três candidatos a prefeito: Eugênio José Zuliani, José Augusto Zambom Delamanha e Walter Gonzalis. Em Altair, no entanto, há apenas a candidatura de José Braz Alvarindo do Prado.

Em Cajobi, são candidatos: Dorival Sandrini, atual prefeito que tenta a reeleição, Gustavo Sebastião da Costa e Márcio Donizete Barbarelli. No município de Embaúba são quatro os candidatos: Jesus Natalino Peres, João Batista Bulgarelli, Marcos Roberto Pagliuco e Nercílio Pinheiro da Silva.

No município de Guaraci são três candidaturas inscritas para a prefeitura: Adilson Domingos da Silva, Renato Azeda Ribeiro de Aguiar e Valtercides Monteiro. Já em Severínia são três candidatos: Edwanil de Oliveira, João Batista Ribeiro da Silva e Raphael Cazarini Filho.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas