02 de abril | 2017

Beneficência teria virado abrigo noturno para usuários de drogas

Compartilhe:

O prédio que foi utilizado pela

Secretaria Municipal de Saúde da administração do ex-prefeito Eugênio José Zuliani, até o dia 16 de dezembro de 2016, teria virado um abrigo noturno para usuários de drogas. Nos últimos três meses, ele foi invadido e depredado por usuários de drogas, denuncia o advogado Mário Francisco Montini, ex-presidente da Sociedade Beneficência Portuguesa, autor de uma ação judicial contra a Prefeitura Municipal de Olímpia, que tramita na 1.ª Vara Civil.

Por isso, entre outras razões, o prédio abrigava um hospital que foi desativado há 20 anos aproximadamente, acabou virando caso de Justiça em Olímpia, que levou a juíza Marina de Almeida Gama Matioli a deferir liminar determinado que a Prefeitura Municipal proceda a limpeza e retirada inclusive de produtos de extrema contaminação.

Usado até dezembro de 2016 como sede da Secretária de Saúde da cidade, o local virou abrigo noturno para usuários de drogas, mas dentro há pilhas de remédios vencidos e até parte de uma máquina de raio-X, com risco ambiental de espalhar material radioativo.

Segundo a liminar da Justiça, o prédio precisa ser limpo e dedetizado com urgência, em um prazo de 30 dias, por uma empresa especializada devido à existência de detritos hospitalares, materiais radioativos e documentos de guarda obrigatória.

De acordo com informação divulgada nesta sexta-feira, dia 31, pelo jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, o antigo hospital foi fechado na década de 1990 por problemas financeiros. O prédio foi então cedido em comodato à Prefeitura para ser reaberto, mas foi usado até 16 de dezembro do ano passado apenas como sede da Secretaria. Com o fim do comodato, o prédio abandonado fechou com pilhas de caixas de documentos, remédios vencidos e sujo.

“Quando a prefeitura pegou o prédio, há mais de 20 anos, era para assumir a gestão do hospital, mas isso nunca aconteceu. No ano passado, entregaram as chaves, mas deixaram sujeira para trás. É de responsabilidade do governo municipal entregar o prédio como recebeu em comodato”, cobra Mário Montini.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas