25 de julho | 2023

… E Por Falar Em…Corrida Eleitoral

Compartilhe:

A. Baiochi Netto

Está na edição da Folha da Região da última semana que o ex- Prefeito e ex-deputado federal Geninho, que tinha transferido sua residência e seu título eleitoral para Rio Preto, já voltou a residir por aqui e já transferiu seu título de eleitor de volta para Olímpia, anunciando que pretende se candidatar a Prefeito de nosso município nas eleições municipais no próximo ano.

É curiosa a trajetória das andanças eleitorais de Geninho nestes últimos anos, conforme se relembra a seguir: transferiu seu domicílio e seu título para Rio Preto, comentando-se na época que sua pretensão seria ocupar espaços políticos vazios naquele município, com vistas a possivelmente sair candidato a Prefeito de Rio Preto em 2024.

Ocorre, porém, que os espaços políticos naquele município se realmente existiam, vieram a ser preenchidos por outros políticos, pouco ou nada restando para terceiros interessados. Nesse sentido temos que o atual deputado Itamar Borges, eleito pela região de Fernandópolis, mudou-se para Rio Preto e com o apoio do atual Prefeito Edinho Araújo, já anunciou sua disposição de candidatar-se a Prefeito daquele município. E não vai estar sozinho nessa disputa porque também estão sendo anunciados como candidatos a prefeito de Rio Preto, dentre outros, o ex-prefeito Waldomiro Lopes, a atual Secretária Estadual de Esportes Helena de Freitas e o atual Secretário Municipal Fabio Marcondes.

Coincidentemente, estando reduzidos os imaginados espaços políticos naquela cidade, e com poucas possibilidades de êxito em uma eventual candidatura a Prefeito por lá, Geninho bateu asas de volta e já pousou de novo em Olímpia, onde se iniciou na carreira política.

Ao anunciar essa sua nova empreitada, Geninho, que já foi vereador e duas vezes Prefeito por aqui, se diz mais experiente para o exercício de um novo mandato municipal.

Não será, porém, o único nessa nova empreitada uma vez que o Prefeito Fernando Cunha teria a pretensão de lançar um outro candidato à sua sucessão. De se recordar que Geninho, Fernando e o rio-pretense Rodrigo Garcia constituíam, anteriormente, um grupo político com prestigio regional. No entanto, após a frustrada candidatura da dupla Rodrigo e Geninho ao Governo do Estado, divergências políticas ainda não tornadas públicas teriam ocasionado o rompimento e o distanciamento entre o Prefeito de Olímpia e o ex-prefeito Geninho.

Considerando que estaria de fato tendo início por aqui a corrida eleitoral para 2024, é de se ter como procedentes a expectativa e as perspectivas de parte do eleitorado quanto ao futuro pleito, principalmente face à pobreza do atual cenário político local, onde faltam lideranças autênticas e também partidos e facções conectados com a população e efetivamente voltados para as questões locais e para o futuro da cidade. Que o pleito de 2024 venha a ensejar um novo panorama político para o município, onde se façam presentes os debates para o aprimoramento da governança municipal, objetivando a preservação da pujança e do desenvolvimento de Olímpia quanto ao futuro.

Alfredo Baiochi Netto é advogado especialista em Direito Administrativo e Direito Tributário pela PUC – São Paulo. Consultor em Direito Público e em especial nas áreas do Direito Orçamentário e Lei de Responsabilidade Fiscal, autor de trabalhos técnicos para o CEPAM e APM/SAREM.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas