05 de abril | 2009

Vida política de Olímpia marca 91 anos na quarta-feira, 7 de abril

Compartilhe:

 

São poucas as pessoas que tem conhecimento do porque há uma rua denominada 7 de Abril, localizada na região centro-sudeste da cidade, ligando a avenida Waldemar Lopes Ferraz à praça de São Benedito, nome do bairro apelidado de Pito Aceso.

O logradouro homenageia a data que, neste ano, marca 91 anos da vida política independente do município, criado quatro meses antes por lei estadual editada pelo governo de Altino Arantes, nome da praça conhecida por ‘Fonte Luminosa’.

A lei é a mesma que concedeu o status de cidade à sede do município. Com terras desmembradas do município de Barretos, o município de Olímpia foi criado pela Lei Estadual número 1.917, do dia 7 de dezembro de 1917. Porém, a instalação oficial aconteceu apenas quatro meses depois, no dia 7 de abril de 1918.

Situado na mesorregião da Alta e Média Araraquarense e na microrregião do divisor Turvo-Grande, o município que conta com 784 quilômetros de área, é limitado ao norte pelos municípios de Altair e Guaraci; ao sul pelos de Tabapuã e Cajobi; a leste pelos de Barretos e Severínia; a oeste pelos de Guapiaçu e Uchoa.

Em relação ao nível do mar, a sede do município tem 506 metros de altitude. Sua posição geográfica oficial, determinada pelo paralelo, é de 20º45’15" de latitude sul. Já em sua interseção com o meridiano de 48º54’38" de longitude oeste. O município se dispõe dos distritos de Olímpia (sede), Baguaçú e Ribeiro dos Santos.

Já a Comarca de Olímpia foi criada em 19 de dezembro de 1919 pela Lei Estadual número 1.689, também no governo Altino Arantes. Mas a instalação ocorreu em 9 de fevereiro de 1920. Hoje de 2ª entrância, sua jurisdição abrange os municípios de Altair, Cajobi, Guaraci, Severínia e Embaúba.

A cidade, no entanto, foi fundada em 2 de março de 1903, quando aconteceu a doação de 100 alqueires de terras para a constituição do Patrimônio de São João Batista dos Olhos D’Água. A escritura foi lavrada, no mesmo dia, no Cartório do 1º Tabelião Francisco de Almeida Silvares, em Barretos, e registrada em 9 de julho de 1903, às folhas 53, do livro 3-I de transcrição de Imóveis.

Patrimônio
A área de 100 alqueires de terras, doada para a construção do patrimônio em 1903, atualmente delimitada pelas ruas Benjamin Constant, Avenida Mário Vieira Marcondes, Síria, Avenida Waldemar Lopes Ferraz, Dr. Antônio Olímpio e Avenida Dr. Andrade e Silva, recebe o nome de Patrimônio de São João Batista.

Essa área, portanto, forma as terras foreiras, cujos proprietários de imóveis pagam o aforamento à Paróquia São João Batista, a cada comercialização desses imóveis.

Já o distrito, com nome de Vila Olímpia, foi criado em 18 de dezembro de 1906 pela Lei Estadual número 1.035, esta do governo do Dr. Jorge Tibiriçá, sendo a sede distrital elevada à categoria de Vila pela Lei Estadual número 1.038, de 19 de dezembro do mesmo ano.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas