21 de maio | 2021

Extensão da transição e mais poderes aos municípios no Plano SP podem garantir continuidade da economia local

Compartilhe:

Dória estende fase de transição até dia 31. Em junho municípios terão mais poderes de flexibilização. “Vamos também iniciar um amplo programa de testagem rápida de pessoas sintomáticas nos municípios em todo o Estado de São Paulo, mas é preciso que continuem a usar máscara, a fazer distanciamento social, a fazer uso de álcool em gel e a lavar as mãos com frequência”, afirmou o Governador.

 

RESUMO DAS MEDIDAS ANUNCIADAS

– Manutenção da fase de transição até o dia 31 de maio;
– Nova fase a partir de 01 de junho com ampliação do horário de funcionamento até às 22h e 60% da ocupação;
– Anúncio também de amplo programa de testagem em todo o Estado, a partir de 01 de junho;
– A partir de 1 de julho, pessoas de 55 a 59 anos começarão a ser vacinadas.
– De 21 a 31 de julho profissionais da Educação de 18 a 46 anos também serão imunizados;
– No mês de junho irá completar a vacinação das pessoas com comorbidades.

 

“A partir do dia 1º de junho, entraremos em uma nova fase do Plano São Paulo”.

Com a extensão da fase de transição do Plano São Paulo até o dia 31 e as alterações que ocorrerão a partir de 1º de junho,  anunciada no início da tarde da quarta-feira, 19, ao que tudo indica, Olímpia deve ter pelo menos a possibilidade decidir quais as medidas de flexibilização tomar, garantindo a possibilidade de escolher o que fazer de acordo com sua própria situação.

É que a partir do próximo mês o governo estadual dará maior poder aos municípios para que estes escolham quais as medidas tomar de acordo com suas situações sanitárias específicas. Durante a entrevista coletiva da quarta-feira, 19, ficou claro que, assim que a fase de transição for encerrada, os municípios deverão analisar e decidir medidas restritivas locais, seguindo a situação da pandemia na cidade, mas obedecendo os pilares do Plano SP.

MAIS PERMISSÕES A
PARTIR DE 1º DE JUNHO

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na quarta-feira (19) que a fase de transição do Plano SP vai durar até o dia 31 de maio e, a partir de 1° de junho, uma nova fase de reabertura, com mais permissões, será adotada.

A ideia é que na virada no mês o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais seja ampliado para as 22h, com capacidade máxima de 60% desses locais e o toque de recolher dure entre 22h e 5h e a testagem rápida de pessoas sintomáticas.

A partir da próxima segunda-feira (24), todas as regras anteriores da fase de transição seguirão em vigor, com o funcionamento do comércio e serviços das 6h às 21h, porém a capacidade máxima de pessoas nos estabelecimentos foi ampliada para 40%. O toque de recolher segue das 21h às 5h.

PROGRAMA DE
TESTAGEM RÁPIDA

 “A partir do dia 1º de junho, entraremos em uma nova fase do Plano São Paulo, com ampliação do horário de funcionamento das atividades econômicas até as 22h e 60% de ocupação dos locais. Vamos também iniciar um amplo programa de testagem rápida de pessoas sintomáticas nos municípios em todo o Estado de São Paulo”, afirmou Doria.

“Estamos avançando, mas com cautela, com prudência e recomendando às pessoas que continuem a usar máscara, a fazer distanciamento social, a fazer uso de álcool em gel e a lavar as mãos com frequência”, completou o Governador.

Até o dia 31, estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings podem funcionar das 6h às 21h. O mesmo expediente é seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus. A partir do dia 1º, o horário permitido será das 6h às 22h.

OCUPAÇÃO DE 60%
A PARTIR DO DIA 1º

Para evitar aglomerações, a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados será limitada em 40% a partir do dia 24. Já no dia 1º de junho, a capacidade máxima passa a ser de 60%. Continuam liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.

O toque de recolher continua nas 645 cidades do Estado, das 21h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias. A partir do dia 1º, o toque de recolher será das 22h às 5h.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, o modelo da testagem rápida para sintomáticos nos municípios foi recomendado pelo Centro de Contingência do coronavírus. “Hoje já temos disponível um novo modelo de teste antígeno, que permite um trabalho de controle maior da pandemia e que é fundamental, já que houve tantos atrasos no cronograma nacional de vacinação”, disse ela.

DISTRIBUIÇÃO
DE TESTES RÁPIDOS

“Toda a frente de testagem e monitoramento da transmissão vai incluir essa estratégia de distribuição de testes rápidos para prefeituras e metas de testagem. E os municípios deverão ter a estratégia de monitoramento de contatos atualizada e a testagem em ambientes privados. Teremos reunião com o Governador no início da semana que vem para que possamos lançar oficialmente essa nova etapa”, completou a Secretária.

Confira o resumo completo das medidas anunciadas pelo governo clicando no link abaixo.

Apresentação Plano SP

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas