14 de junho | 2009

Saúde vacinou só 60% de idosos contra a gripe

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde vacinou apenas 60% das pessoas com idades acima de 60 anos contra a gripe, em relação ao total previsto no início da campanha deste ano, pelo Ministério da Saúde. Pelo menos esta é a informação do dia 11 de junho, quinta-feira desta semana. Por isso, a campanha que já foi prorrogada duas vezes, ainda continua. A finalidade é atingir a meta proposta para o município.

De acordo com o balanço fornecido pela Vigilância Epidemiológica na segunda-feira desta semana, dia oito, foram aplicadas apenas 4.569 doses da vacina, o que corresponde a 59,72 % da população alvo.

Por isso, a secretária municipal de Saúde, Silvia Elisabeth Forti Storti, alerta para os problemas causados pela doença e pede que a população com 60 anos ou mais compareça às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para tomar a dose.

A campanha, que teve início no dia 25 de abril, foi prorrogada por duas vezes. Mesmo assim Olímpia não conseguiu atingir a meta de vacinar 80% da população idosa. No entanto, não foi estipulada nova data para o encerramento do atendimento.

“As equipes foram até as casas de idosos acamados ou com dificuldades de locomoção. Agendamos as visitas, enfim, adotamos uma estratégia diferente, mais eficaz. Mesmo assim, não atingimos a meta”, lamenta a secretária. “Sendo assim, vamos continuar vacinando nas UBS, e peço que as pessoas compareçam. O inverno se adiantou, e pegar uma gripe pode trazer complicações graves à saúde”, acrescentou.

A gripe é uma doença provocada pelo vírus influenza (nome utilizado pelos médicos para identificar a gripe), atingindo, com frequência, a população de maior idade, levando quase sempre a sérias complicações, principalmente, pneumonias, o que resulta em um grande número de internações e óbitos desta faixa etária. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas