06 de janeiro | 2008

Saúde registrou dois casos de dengue em dezembro

Compartilhe:

 

 Mesmo com as chuvas menos intensas no mês de dezembro e principalmente neste princípio do mês de janeiro, a dengue, doença transmitida através da picada do mosquito aedes aegypti contaminado, já preocupa a Secretaria Municipal de Saúde. Na manhã desta sexta-feira, dia quatro, foi informado que já surgiu um caso suspeito no Jardim Santa Fé.

Por outro lado, de acordo com a coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde, Josielem Aparecida Amorim, em dezembro de 2007, portanto, já quase ao final do ano passado, foram confirmados dois casos positivos de pessoas que contraíram dengue em outra localidade.

As informações do setor às quais esta Folha dificilmente em acesso, têm ficado restrita a órgãos de imprensa com alguma ligação com o grupo político do prefeito Luiz Fernando Carneiro. Tanto os dois casos positivos, quanto o suspeito, por exemplo, acabaram por ser divulgado cerca de um mês depois durante uma entrevista que a coordenadora concedeu à Radio Menina AM.

As preocupações existem, mas mesmo assim a coordenadora comemora ter iniciado o mês de janeiro sem transmissão. Os dois casos, segundo Amorim, foram notificados em tempo hábil para se fazer o trabalho rápido de bloqueio.

Um dos casos encontrados em dezembro foi no Jardim Alfredo Zucca, conhecido popularmente por Cohab IV. A pessoa apresentava o quadro clínico, ou seja, febre e mais dois sintomas e tinha viajado para o Estado do Pará, uma região endêmica.

O segundo caso foi confirmado na região do centro da cidade, próximo ao terreno onde havia a antiga ‘Máquina do Vietti’, onde a pessoa também tinha viajado para o Estado do Pará.

A maior preocupação atual, até em razão da quantidade de focos e de criadouros com larvas encontrados, é a zona leste da cidade, principalmente o setor que engloba os Jardins Cisoto, Paulista, Campo Belo e Santa Fé.

Em 2007 foram confirmados 471 casos positivos de um total de 772 notificações. Porém, 176 casos foram confirmados e fechados por vinculo epidemiológico, ou seja, pessoas que estavam na cidade e apresentavam febre e mais dois sintomas.

Por outro lado, dos 471 casos positivos, de acordo com Josielem Amorim, 24 deles, inclusive os dois confirmados em dezembro, são os considerados importados – quando a pessoa contrai dengue em outra localidade.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas