10 de janeiro | 2010

Saúde local não comenta casos e recomenda cuidados específicos

Compartilhe:

Embora tenha comemorado uma diminuição na incidência de casos suspeitos, a Secretaria Municipal de Saúde inicialmente optou por apenas recomendar muito cuidado com o risco de contrair uma virose, seja através do manuseio de alimentos ou mesmo da in­ges­tão de água. No período de verão, segundo o alerta da secretária Silvia Elizabeth Forti Storti, não se pode descartar nenhuma situação de risco.

“Agora já está bem menos graças a Deus. Hoje só tivemos um caso suspeito notificado, mas nunca é demais reforçar os cuidados que devem ser adotados”, disse ela durante uma entrevista que concedeu a uma emissora de rádio da cidade de Olímpia, no início da tarde da quarta-feira, dia seis.

Mesmo não direcionando para algum dos lados a responsabilidade dos casos, a secretária não deixa de citar que há casos em que as próprias pessoas acabam facilitando a situação desagradável.

“Claro que a maneira como as pessoas desenvolvem suas atividades no dia-a-dia, elas podem contribuir para o surgimento do problema. Mas no momento é prematuro falarmos o que realmente aconteceu, mesmo porque foram coletadas amostras e encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz”, justifica.

De acordo com Silva Storti, foram coletadas amostras dos alimentos servidos pelo restaurante nos dias 30 e 31 e também amostras de materiais dos próprios pacientes.

“Tanto os alimentos, quan­to as amostras dos pacientes foram encaminhadas e tão logo tenhamos um laudo vamos divulgar o que de fato aconteceu”, acrescentou.

Mesmo assim a secretária avisa que são importantes os cuidados para diminuir o surgimento de novos casos. “No nosso dia-a-dia é preciso reforçar cada vez mais toda nossa higiene, lavar sempre as mãos antes de cuidar de nossas crianças. Principalmente, quem tem crianças pequenas após trocar fraldas ir ao banheiro e lavar bem as mãos”, comentou.

No caso de crianças pequenas, Silvia Storti explica que não se pode esquecer que os cuidados devem ser redobrados, como, por exemplo, esterilizar mamadeiras e chupetas. “É preciso lavar as mãos tantas vezes quantas forem necessárias durante o dia, antes de manipular qualquer alimento”, reforça.

ÁGUA FILTRADA E FERVIDA

Outro detalhe é utilizar sempre a água filtrada ou fervida para o consumo e também no preparo dos alimentos. Além disso, a pessoa deve aumentar o consumo de líquidos e evitar, por causa do intenso calor, a ingestão de alimentos fritos, gordurosos, muito condimentados e de origens duvidosas.

“Dêem preferência para alimentos leves como frutas, verduras e legume, sempre, além de bem lavados, cozidos da maneira adequada. Também, quem teve casos ou ainda tem casos de diarréia na família, é importante que redobre todas as ações dentro de suas residências”, acrescenta.

Nesses casos – que sofreu ou ainda sofre com o problema, os banheiros devem ser lavados duas a três vezes no dia. “Que use a água sanitária para fazer a desinfecção do local. É importante que em todo o momento, não descuide desses recados básicos”, finaliza.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas