24 de janeiro | 2010

Saúde já registra 639 casos de “norovirus” em Olímpia

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde já contabiliza o total de 639 casos notificados de pessoas atingidas pelo norovirus, que causa diarréia e vômito, até o início da manhã desta sexta-feira, dia 22. A informação foi passada pela coordenadora de Vigilância e Saúde do órgão, Marli Manzatto Belucci dos Santos (foto). De acordo com ela, embora na maioria dos casos a cura seja espontânea, um homem estava internado na Santa Casa para tratamento com soro.

Do total de casos anunciado pela coordenadora, 465 são de pessoas que residem na própria cidade e outros 174 eram de visitantes, mantendo a média que vem sendo verificada desde o início do problema, mas precisamente a partir do dia 30 de dezembro de 2009. Entretanto, no caso de visitantes, ela assevera que nem todos estiveram na cidade para freqüentar o Parque Aquático Thermas dos Laranjais.
Porém, até o final da tarde de ontem a Marli Belucci ainda não tinha informações sobre as faixas etárias mais atingidas. Mas seguiu a mesma tendência de 15 dias atrás, a maioria é composta por pessoas com mais de 10 anos de idade, que apresentaram quadro de vômiotos e diarréias associados.

O norovírus, causador do surto, é encontrado nos excrementos (fezes) ou vômito de pessoas infectadas e, pode ser passado para alimentos, água ou superfícies pelo contato das mãos dessas pessoas, caso não as tenham lavado corretamente após usar o banheiro: “sendo que a coloração da água não é suficiente para eliminá-lo”.

A infecção das pessoas com o norovírus pode acontecer ao ingerir alimentos ou líquidos contaminados por alguém infectado, ingerir frutos do mar sem cozi­men­to que tenham sido capturados em águas contaminadas ou ainda se a pessoa tocar em superfícies ou objetos contaminados e em seguida tocar na boca ou se alimentar sem antes lavar as mãos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas