29 de janeiro | 2018

Saúde investiga causa da morte de macaco no Pito Aceso

Compartilhe:

Embora as primeiras informações deem conta de que o animal tenha morri­do eletrocutado, a Secretaria Municipal de Saúde está investigando qual teria sido o motivo que tirou a vida de um macaco, da espécie sagui, que foi encontrado morto no Jardim São Benedito, conhecido popularmente por Pito Aceso, no dia 12 de janeiro próximo passado, nas proximidades da sede do Sindicato dos Bancários de Olímpia.

De acordo com a assessoria, o animal foi recolhido imediatamente por agentes do controle de zoonoses, com a suspeita inicial de que ele tenha si­do eletrocutado pelo fato de ter sido visto por moradores circulando pela rede elétrica da CPFL, tomado um choque e caído ao chão.

Mesmo assim, as vísce­ras do animal foram retiradas por um veterinário e encaminhadas para exames do Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista, e, por medidas de precaução, foi realizada a nebu­lização da área, contra a presença eventual do mosquito Aedes-aegypti.

A Prefeitura ressalta ainda que o morador que encontrar algum macaco mor­to deve comunicar à Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (17) 3279-1400, para retirada do animal e ações de segurança. Essa preocupação se dá em razão de na microrre­gião terem sido registra­dos casos de macacos que morreram por causa da febre amarela, principalmente em Cajobi.

Por outro lado, o poder público também tem garantido a vacinação de toda a população. Vale lembrar que, em Olímpia, não há registros de casos positivos de Febre Amarela em humanos há décadas e macacos, que são os principais hospedeiros do vírus, nunca foram diagnosticados com a doença na cidade.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas