16 de agosto | 2020

Santa Casa implanta 05 leitos de UTI para pacientes menos graves

Compartilhe:

QUASE UTI!        Cinco novos leitos podem
ser utilizados também como de UTI se for
necessário. Leitos de suporte ventilatório
pulmonar começaram a funcionar
desde quinta-feira desta semana.

A Santa Casa de Olímpia implantou esta semana, com os cinco novos respiradores que chegaram recentemente do governo do Estado, cinco novos leitos para pacientes menos graves, mas que necessitam de auxílio para respirar. Este leitos, no entanto, o provedor classifica como quase UTI e que podem ser adaptados para tal de acordo com a necessidade.

São os chamados leitos de suporte ventilatório pulmonar que já começaram a ser utilizados desde quinta-feira, quando teve cinco pacientes ocupando os cinco leitos e na sexta-feira caiu para quatro.

Segundo o provedor da Santa Casa, Luiz Alberto Zaccarelli (foto), os cinco respiradores que chegaram do governo do Estado, através do deputado federal Geninho Zuliani, foram instalados na ala esquerda do segundo andar do hospital, onde existem oito quartos com dois leitos cada.

Leitos para suporte

ventilatório

pulmonar foram

instalados no

segundo andar

do hospital

Dez deles já estavam sendo utilizados como leitos de UTI e agora mais cinco foram adicionados para funcionar os chamados Suportes Ventila­tórios Pulmonares e que, embora sejam para pacientes em estágio menos grave do que os que necessitam da intubação ou em estado mais grave, também podem ser transformados em UTI.

Segundo o Ministério da Saúde, que começou a credenciar este tipo de leito em todo o Brasil (os de Olímpia ainda não estão credenciados) os leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar visam ajudar pacientes que apresentam sinais de insuficiência respiratória e são destinados para atendimento exclusivo aos pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19.

Os leitos possuem estruturas mais simples que uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e devem receber pacientes que não estão em estado grave da doença, mas precisam de suporte de oxigênio.

Leitos poderão ser

transformados

em UTI de acordo

com a necessidade

No caso de Olímpia estes leitos que já estão com os respiradores instalados, poderão ser também transformados em UTI, de acordo com a necessidade.

Do lado direito no segundo andar existem 10 leitos de enfermaria destinados ao Covid, mas este número pode ser ampliado de acordo com a necessidade. No caso, se for preciso, o terceiro andar, onde são internados os pacientes do SUS de outras comorbidades, podem ser transferidos para as novas instalações do futuro Pronto Atendimento de Emergência que funcionará ao lado da antiga enfermaria que também poderá ser reutilizada.

O terceiro andar tem capacidade para ampliar em mais 20 leitos de enfermaria se for necessário.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas