26 de dezembro | 2017

Mantenha o foco e o equilíbrio diante da comilança

Compartilhe:

Não tenha pressa em servir-se, afinal festa de Natal e de Ano-Novo é para reunir a família e colocar a conversa em dia. Ter pressa na hora da refeição é primeiro passo para ganhar de novo aqueles quilinhos eliminados durante o ano / GB Imagem

Avalie as opções oferecidas à mesa. Dê preferência aos pratos assados e escolhe aqueles que têm menos teor de gorduras enriquecendo a sua escolha com saladas verdes e frutas / GB Imagem

 

 

Sabe aquele seu empenho em manter a alimentação equilibrada, a saúde em dia e os ponteiros da balança no lugar? Pode ir tudo ladeira abaixo em apenas alguns dias, os dias que durarem as comemorações de final de ano.

Respire fundo que dá para aproveitar as guloseimas da ceia sem culpa. Basta usar a cabeça e não a gula.

Normalmente, os menus natalinos contêm grande quantidade de gorduras, que pode aumentar o nível de colesterol, um risco para quem já tem predisposição à obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares. Por isso, o ideal é priorizar a ingestão de proteínas, optando, por exemplo, por peixes e carnes magras, como lombo de porco. Isso porque cada 100 gramas de lombo contêm 06 miligramas de gordura e 103 miligramas de colesterol, enquanto a sobrecoxa de frango na mesma quantidade, apresenta 12 miligramas de gordura e 145 miligramas de colesterol.

Outra dica importante é prestar atenção ao modo de preparo dos alimentos. É importante evitar a fritura e priorizar os assados. No caso do lombo, por exemplo, ele deve ser preparado sem bacon e pode ser acompanhado de alguma fruta, como abacaxi grelhado ou pêssego.

Aposte nas oleaginosas

Para acompanhar o prato principal, a recomendação de nutricionistas é uma farofa com oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas. Essa receita coadjuvante ajuda a proteger contra o diabetes e doenças cardiovasculares. Isso porque as oleaginosas são anti-inflamatórias, têm alto teor de fibra e são carregadas de nutrientes, vitaminas e minerais, além de possuírem gorduras boas e óleos como ômega 3, que regula os níveis de colesterol, previne o entupimento de veias e artérias e a formação de coágulos no sangue.

A época também é bastante favorável para o consumo de frutas como pêssego, uva, cereja “in natura” que têm alto teor de água e fibra, ajudando na absorção do colesterol e na saciedade. O truque é reduzir o tamanho das porções e acrescentar as frutas ao prato, porque isso ajuda a não extrapolar tanto nas calorias.

É recomendável beber bastante água, ideal para hidratar e degustar melhor o sabor dos alimentos. A ingestão de petiscos com adição extra de sódio nessa época é comum, por isso, quanto mais água for possível beber, melhor. A bebida alcoólica não é recomendada, mas se for imprescindível, é preferível optar por 50 ml a 100 ml de uma taça de vinho tinto, pois tanto ele quanto o suco de uva integral podem reduzir o risco de inflamação das artérias.

Dica de ouro: quando preparar o seu prato, analise as opções e escolha primeiramente as que forem mais saudáveis e naturais. Ingira primeiro essas para acalmar a fome. Quando voltar à mesa para o segundo prato, vai perceber que está praticamente saciado e dá a ingestão de outras opções mais calóricas será bem menor.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas