11 de fevereiro | 2024

Samba Sem desfila na terça e homenageia escolas antigas

Compartilhe:

SAMBA DESAFIA!
Samba Sem promete desfilar na terça em Olímpia, contrariando decisão do prefeito. Associação Cultural Samba Sem Compromisso levará bandeiras com os nomes de todos os grupos de samba que já desfilaram em Olímpia.

 

A cidade de Olímpia se prepara para um evento de samba desafiador promovido pela Associação Cultural Samba Sem Compromisso. O grupo anuncia que irá desfilar na terça-feira, dia 13 de fevereiro, às 21h, partindo do Posto Puttini na Av. Aurora Forti Neves e seguindo em direção à rodoviária. Este desfile ocorre em um contexto em que o prefeito Fernando Cunha restringiu os desfiles de Carnaval ao domingo, excluindo a tradicional terça-feira gorda e confinando tudo no estacionamento do Thermas.

A decisão do prefeito de limitar os desfiles foi recebida com críticas e acusações de autoritarismo. Em resposta a Samba Sem compromete-se a levar às ruas um desfile que não apenas desafia essa decisão, mas também presta homenagem a antigas escolas de samba da cidade, carregando suas bandeiras e nomes, incluindo Gato Preto, Capela, Sempre Arrasando, Gatos do Morro, Unidos da São José, e muitas outras.

PRESERVAÇÃO
DAS TRADIÇÕES CULTURAIS

Este ato por parte da Samba Sem destaca a tensão entre a preservação das tradições culturais e as novas políticas administrativas. O presidente da escola, ao decidir manter o desfile na terça-feira, aponta para um movimento maior de resistência cultural. A escola, que não considera seu ato como um protesto ou hostilização ao prefeito, vê essa atitude como um compromisso com a tradição carnavalesca de Olímpia.

As críticas à decisão do prefeito se intensificam, com o diretor da Samba Sem, Luiz Fernando Monzani, expressando seu repúdio e preocupação com a perda de tradição cultural. A comunidade vê o Carnaval não apenas como um evento, mas como uma parte essencial da identidade de Olímpia. A Associação Cultural Samba Sem Compromisso considera absurda a ideia de que as escolas de samba devam se enquadrar às diretrizes de empresas terceirizadas que lucram com eventos alternativos.

REI NANDO X REI MOMO

O podcast “PodPaieFilha”, com Bruna e José Antônio Arantes, ecoa o descontentamento popular, chamando o prefeito de “Rei Nando” e criticando-o por não considerar a vontade da população e das escolas de samba. O prefeito é acusado de favorecer interesses financeiros da empresa vencedora da licitação em detrimento da cultura e tradição locais.

A Samba Sem, ao organizar seu desfile na terça-feira, está não apenas mantendo viva a tradição do Carnaval, mas também desafiando uma tendência de transformações políticas que muitos consideram desfavoráveis à cultura popular.

Este evento será um teste para a capacidade da comunidade de preservar suas tradições em face de políticas administrativas que parecem ir contra a identidade cultural local.

SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA

Com a cidade em clima de expectativa, o desfile da terça-feira de Carnaval se torna um símbolo de resistência, um lembrete da importância de manter vivas as tradições que definem uma comunidade.

A Samba Sem, com seu desfile independente, demonstra não só a vitalidade da cultura do carnaval em Olímpia, mas também a determinação de sua gente em celebrar sua identidade cultural, independentemente das decisões políticas.

SHOWSNANDO

O Carnaval 2024, com shows no estacionamento do Thermas e apenas um desfile oficial das escolas no domingo, além da prefeitura ter praticamente decretado o fim da terça-feira gorda, começou ontem com show de Dilsinho.

Hoje, sábado, dia 10, além do DJ Thiago, que animará todas as noites da festa, haverá show com o cantor Gui Fernandes e a Banda Babado Novo, sob o comando da vocalista Mari Antunes, também a partir das 21h.

No domingo, dia 11, a programação começa mais cedo, às 20h, com desfile das escolas de samba Instituto Cultural, Social e Esportivo Acadêmicos, Associação Escola de Samba Unidos da Cohab e Associação Cultural Samba Sem Compromisso na passarela do samba no trajeto montado na mesma estrutura da festa, no estacionamento do parque. Na sequência, DJ Thiago, o cantor Seu Moço e o Bonde do Forró comandam a folia do CarnaOlímpia.

Ainda no domingo (11), a barraca do Mini Festival, no Recinto do Folclore, recebe a matinê, das 14h às 17h, com Rafael Martins Banda Show. Em Baguaçu, o Grupo Chamaê animará a garotada, também das 14h às 17h, na Quadra Poliesportiva do distrito, e, em Ribeiro dos Santos, no mesmo horário, haverá show com Amanda Rodrigues, no Centro de Múltiplo Uso.

Na segunda-feira, dia 12, a partir das 21h, a animação ficará por conta do DJ Thiago, da dupla Valter Junior & Vinicius e do grupo musical ART Popular.

Na terça-feira (13) terá matinê somente em Olímpia, também no Recinto, das 14h às 17h. Todas as matinês terão pipoca, algodão-doce e picolé.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas