02 de setembro | 2007

Recuperação da vicinal Natal Breda deve começar em outubro

Compartilhe:

 

 No final da manhã desta sexta-feira (31), os prefeitos Luiz Fernando Carneiro e Jamil Ceron, de Olímpia e Tabapuã, respectivamente, assinaram os convênios com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), que permitem a recuperação total do trecho de aproximadamente 28 quilômetros da estrada vicinal que liga os dois municípios.

A cerimônia foi realizada em São José do Rio Preto e contou com a presença do governador José Serra. De acordo com as informações é praticamente certo que as obras sejam iniciadas em meados do próximo mês de outubro.

Consta que o edital de licitação estipula que as construtoras que pretendem concorrer para a execução dos serviços devem entregar os envelopes com as propostas até o próximo dia 13 de setembro.

Enquanto o prefeito Luiz Fernando Carneiro assinou o convênio para a recuperação do trecho da estrada vicinal Natal Breda, que tem aproximadamente 14 quilômetros, o de Tapabuã, Jamil Ceron, assinou o referente ao trecho denominado de Antônio Ricardo de Toledo, que tem praticamente a mesma distância.

De acordo com Evandro Luiz Losaco, coordenador de vicinais, a vicinal terá o asfalto totalmente refeito onde se cedeu e os acostamentos acertados e nivelados para maior segurança dos usuários.

Denit

No entanto, segundo ele, a participação das usinas de processamento da cana-de-açúcar, embora grandes usuárias das estradas vicinais, ainda vai participar com um volume pequeno de recursos principalmente na primeira fase que envolve a recuperação de 152 delas. Mas disse também que na segunda fase haverá maior participação.

Por outro lado, de acordo com o prefeito de Tabapuã, Jamil Ceron, um levantamento realizado pelo Denit (Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre), há aproximadamente 15 dias atrás, a estrada vicinal recebe um tráfego de 10 mil veículos por dia.

Sobre esse grande fluxo, diz que se dá por causa do Parque Aquático Thermas dos Laranjais. Segundo ele, a estrada vicinal, por causa do grande número de acidentes, grande parte com vítimas fatais, necessitaria até da construção de terceiras-faixas em determinados trechos.

Esse, segundo ele, é um forte motivo para continuar um trabalho, desta feita para a estadualização da vicinal, transformando-a numa SP, ficando a partir daí sob a responsabilidade do Estado. "Se deixar da forma que está vamos ter uma vicinal para cinco ou talvez 10 anos", reclamou.

Essa é também a tese defendida pelo prefeito de Olímpia, Luiz Fernando Carneiro, para evitar que se continue falando em construção de um posto de cobrança de pedágio. Segundo ele esta será a saída caso o governo do estado não assuma esta vicinal.

"É o próximo passo a solicitação da estadualização da vicinal Olímpia Tabapuã de maneira que possa tirar esse ônus do município. O pedágio é uma outra saída que pode, com ela, dirigir recursos para a manutenção da estrada", afirmou.

Secretário

Segundo o secretário Municipal de Obras e Viação do município de Olímpia, engenheiro Gilberto Tonelli Cunha, a recuperação da vicinal Natal Breda é uma das solicitações que vêm sendo feitas desde o início da primeira administração do prefeito Carneiro.

No entanto, ele também defende a estadualização do trecho que ainda está sob responsabilidade dos dois municípios. Ele considera que a vicinal tem caráter de rodovia estadual, em razão do imenso tráfego de veículos que tem, principalmente, de caminhões que passam com destino a Minas Gerais e desviando de pedágio.

Já com relação à contrapartida do município disse: "já está prevista no orçamento e como não há dispêndio de dinheiro inicialmente, vai ser transformado em obras, canteiro de obras, plantação de grama, sinalização e outras obras que podem se encaixar dentro dos 20%".

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas