25 de julho | 2011

Público vaia organização por atraso no início das apresentações na primeira noite oficial do 47.º Fefol

Compartilhe:

O público que compareceu para ver as apresentações no palco armado na arena da Praça das Atividades Folclóricas Prof. José Sant’anna, na noite do sábado, 23, acabou vaiando a organização do evento em razão do atraso para o início das atividades em palanque, por causa do excesso de solenidades e discursos políticos.
Embora a arena estivesse lotada em razão do grande número de pessoas da cidade que para lá se dirigem principalmente em razão das apresentações de seus filhos e parentes, na homenagem que todo ano é feita pelas escolas do município, o público que compareceu para a abertura do 47.º Festival do Folclore certamente não atingiu as 17 mil pessoas anunciadas pelo secretário de Cultura, Humberto José Puttini e divulgadas pelo assessor de imprensa do evento pela internet.
A abertura oficial começou por volta das 19h30 com hasteamento das bandeiras dos Estados participantes, da bandeira nacional e a do município. Logo após, foi aberto o salão de artes; depois foi a vez do lançamento do anuário e de livros de vários autores e, na sequência, o lançamento dos selos comemorativos (quatro selos), homenageando quatro lendas do folclore brasileiro: Curupira, Mãe do Ouro, Boto e Mula Sem Cabeça.
As 20h48 a organização acabou adiando para o domingo as solenidades de abertura do salão filatélico e as inaugurações do coreto e da casa de taipa.
Por volta das 21 horas o público que estava nas arquibancadas começou a vaiar pedindo que começasse a abertura oficial do festival.
A organização, então, apressou as etapas da abertura, inclusive o desfile dos grupos na arena e o secretário de governo Paulo Marcondes, que foi o mestre de cerimônia, a todo momento, pedia desculpas ao público pela demora.
A secretária municipal da Educação, Eliana Bertoncello, informou que na abertura do evento que homenageava o estado do Rio Grande do Norte, crianças de quatro escolas do município estavam participando: Maurício César Alves Pereira, Luiza Seno de Oliveira, Helio Cazarini e Silva Melo com mais de 100 alunos se apresentando.
“Desde o início do ano nós estamos fazendo pesquisas a respeito do Estado homenageado e depois o trabalho começou a ser desenvolvido nas escolas”, explicou.
Passava um pouco das 21horas quando começou a abertura oficial com desfiles de alguns grupos representando alguns Estados de várias regiões brasileiras; em seguida as crianças das escolas fizeram a abertura homenageando o estado do Rio Grande de Norte; depois, ocorreram os discursos dor organizadores e uma homenagem ao ex-prefeito Wilson Zangirolami, em cuja administração o recinto foi construído.
Após a homenagem, aconteceu queima de fogos e, só então, foram iniciadas as apresentações dos grupos no palco.
– Pastoril do Joaquina, de São Gonçalo do Amarante – RN.
– Batalhão de Bacamarteiros de Carmópolis – SE.
– Grupo Parafolclórico Vitória Régia de Cáceres – MT.
– Balé Papanguarte de Bezerros – PE.
– DTG Pai João de Água Santa – RS.
– Reisado de Zabelê de Zabelê – PB.
– CTG Estância da Serra de Osório – RS.
– Pife Defumado de Zabelê – PB.
Cada apresentação durou, em média, 20 minutos e se estenderam até por volta de meia noite.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas