06 de novembro | 2021

Rádio Espaço Livre participa de encontro com governador João Doria

Compartilhe:

21 RÁDIOS DE SÃO PAULO!
Janaina fez perguntas ao governador e cobrou inclusão da cidade em vídeo institucional.
As jornalistas Janaina Longhi e Mara Ramos, pela
Espaço Livre, representaram Olímpia e a região no encontro com o governador.


Na manhã de quinta-feira (4), a Rádio Espaço Livre AM participou no Palácio dos Bandeirantes, capital paulista, de um encontro promovido pelo governo de São Paulo com 21 veículos de comunicação de radiodifusão do litoral, Grande SP e interior paulista.

Representando o Noroeste Paulista, a Rádio Espaço Livre de Olímpia participou do evento com as jornalistas Janaina Longhi (na foto falando ao microfone) e Mara Ramos, onde foram debatidas ações do Executivo Estadual com questionamentos dos presentes.

O Governador João Doria estava acompanhado do Secretário de Comunicação, Cleber Mata; da Coordenadora de Imprensa, Leticia Bragaglia; da Assessora de Imprensa, Marcia Franco e do Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. “Promovemos grande encontro hoje no Palácio dos Bandeirantes com 21 emissoras de rádio do interior, litoral e Grande SP. A transparência é um dos pilares da nossa gestão. E aqui se respeita a imprensa”, disse o governador.

Janaina perguntou ao governador o que representa para Olímpia ser o primeiro Distrito Turístico do Estado de São Paulo e, também, ser incluída na recém-criada Região Metropolitana de Rio Preto: “Na prática, o que os olimpienses podem esperar de melhorias e investimentos nessas duas questões?”.

DÓRIA ELOGIOU REPRESENTAÇÃO FEMININA DA ESPAÇO LIVRE: DUAS JORNALISTAS

Doria elogiou a ‘representação feminina’ da Espaço Livre AM com duas mulheres e elogiou a pergunta: “Essa pergunta é muito boa”, disse, acrescentando que “muitos veem nessas denominações meras chancelas, carimbos, e não é assim, a regionalização contribui muito para a população, agilizando recursos, investimentos, inclusive para os distritos turísticos, por isso há muita briga entre os municípios que querem se transformar em distritos”.

Antes de passar para o secretário Marco Vinholi, do Desenvolvimento Regional, Doria elogiou o prefeito Fernando Cunha e sua gestão, passando também pelo ex-prefeito, hoje deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP): “Fiquei impressionado com o prefeito de Olímpia Fernando Cunha, ele passou uma excelente impressão nas duas vezes em que estive lá, falei isso para ele, inclusive, ele é objetivo, direto, focado e, com todo o respeito pelos prefeitos e prefeitas de nosso Estado, eu aprecio quando vejo um prefeito que não perde tempo com bobagem, vai direto, é criativo. Esse é um dos motivos dos bons resultados que Olímpia vem alcançando, porque também teve um prefeito, o Geninho Zuliani, seu antecessor, na mesma linha”.

Continuou: “Olha a diferença em dez anos, a transformação de Olímpia, hoje em Distrito Turístico de Olímpia, e o mais importante do País, não é à toa que fui inaugurar o maior Resort do Brasil, que não fica em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, mas fica em Olímpia (Solar das Águas Park Resort)”.

OLÍMPIA É UMA DAS MAIORES POTÊNCIAS TURÍSTICAS DO PAÍS

O governador classificou Olímpia como “uma das maiores potências turísticas do País, de hotelaria, porque o setor privado confia na gestão pública de Olímpia, e vice-versa, e por isso fiz questão de ir inaugurar esse Resort”.

Por sua vez, o secretário estadual do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, completou a resposta: “O Turismo é uma área que o governador João Doria conhece como ninguém, e temos um especialista que é o secretário de Turismo Vinicius Lummertz, e colocam todo o potencial em Olímpia, mais dinamismo, mais financiamentos estaduais e, com certeza, do mundo, já que Olímpia, cada vez mais, se torna referência no País em Turismo”.

Vinholi explicou a necessidade de novas regiões metropolitanas, como a de São José do Rio Preto, incluindo Olímpia: “Paralelo ao desenvolvimento turístico, com o Distrito, vem a nova regionalização do Estado. Há cerca de 40 anos o então governador Franco Montoro fez um processo muito importante em nosso Estado estabelecendo uma democracia participativa com as regiões, estabelecendo a descentralização que colocou o Estado de São Paulo como é hoje, com desenvolvimento em todas as regiões, e com isso ganha Olímpia na região Metropolitana de Rio Preto, com mais planejamento urbano integrado, pensando em 15, 20, 30 anos à frente”.

ALÉM DO DISTRITO, REGIÃO METROPOLITANA

Além disso, destacou o secretário Vinholi, que com a Região Metropolitana veio a criação de um Conselho onde as prefeituras, juntamente com um Parlamento Regional, o Governo do Estado, e a sociedade representativa, arbitram sobre os rumos da região, criando regras comuns para todos, as pessoas moram nas cidades, mas vivem cada vez mais na região, com Faculdade, Hospitais, Lazer, enfim, é uma dinâmica muito importante para o futuro de toda a Região e, depois, os investimentos virão. Haverá de ter a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional, dos municípios, com o governo estadual, por isso chamamos de nova regionalização do Estado de São Paulo”.

O governador reforçou que o futuro aeroporto regional de Olímpia terá de ter a participação da iniciativa privada: “Eu falei ao prefeito Fernando, nem pense em administrar, e ele confirmou que a concessão terá de ser privada, fizemos essa modelagem com 22 aeroportos paulistas, dois lotes de 11 e deu certo, foi um sucesso. Portanto, segue essa modelagem privada, coloca em Bolsa para concessão privada, e será um sucesso”.

Este foi um primeiro encontro pós-pandemia e o governador confirmou que novos acontecerão com a imprensa de radiodifusão a partir de janeiro, já deixando o convite para a participação.

No final do encontro, o governador apresentou o novo vídeo institucional do Estado de São Paulo, em português e inglês, e foi questionado pela jornalista Janaina: “Uma crítica construtiva governador, faltou Olímpia, já que somos um polo turístico tão importante para o Estado”. Sendo respondida pelo governador: “É… mas não é o único comercial, temos três, mas isso está levado em consideração”, finalizou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas