18 de fevereiro | 2024

Samba Sem faz homenagem aos que se foram e aposta na juventude para revitalizar o carnaval

Compartilhe:

CARNAVAL CONFINADO!
Associação Samba Sem Compromisso celebra tradição e inovação no carnaval de Olímpia.Uma celebração dupla marcada por tributos e esperança de renovação. VEJA O VÍDEO.

 

 

No último domingo, no estacionamento do Thermas, e na terça-feira, na avenida Aurora Forti Neves, a associação Samba Sem Compromisso trouxe para Olímpia a energia contagiante do carnaval, marcando presença com desfiles que não apenas celebraram a tradição, mas também homenagearam figuras icônicas da festividade local.

Fernando Monzani, presidente da associação, em entrevista a Silvio Facetto, após o desfile de domingo, expressou satisfação e otimismo com os eventos realizados e os planos para o futuro. “Estamos contentes com o resultado. Conseguimos viabilizar tudo que pretendíamos fazer. Esperamos que na terça seja ainda melhor”, declarou o presidente, evidenciando um equilíbrio entre a alegria do dever cumprido e a expectativa por mais.

Apesar de admitir a ocorrência de pequenos problemas, típicos de uma organização amadora, Monzani considera que foram mínimos diante dos objetivos alcançados.

HOMENAGEM ÀS ANTIGAS ESCOLAS

A decisão de desfilar em dois dias, segundo Monzani, é uma homenagem à longa tradição do carnaval de rua de Olímpia, que se estende por cerca de 70 anos. “Desfilamos com as bandeiras das escolas de samba da história de Olímpia, fazendo uma homenagem a esse carnaval”, explicou. Essa escolha reflete um profundo respeito pela história e uma dedicação em preservar a memória cultural da cidade.

Além disso, Monzani destacou a importância de adaptar o carnaval aos gostos da juventude contemporânea, sugerindo que Olímpia deveria incentivar a formação de blocos jovens. “O carnaval de hoje que está chamando mais atenção da juventude são os blocos”, afirmou, apontando para uma possível direção na evolução das festividades locais.

FERNANDO STORTO E MILA CONSTANTINO, AS PERDAS DESTE ANO

As homenagens deste ano foram especialmente emotivas, dedicadas a Fernandinho Storto e Mila Constantino, duas figuras fundamentais na história do carnaval de Olímpia que faleceram recentemente. “Os dois são pessoas fundamentais que não poderíamos deixar de fazer uma referência”, destacou Monzani. Esses tributos refletem a continuidade e a perda, elementos intrínsecos à história da comunidade.

Monzani também lamentou a perda de outras figuras importantes para o carnaval local nos últimos anos, como Vadão, Pedroso e Dinizinho, reiterando seu desejo de ver um carnaval de rua mais vibrante e com maior participação jovem. “Eu espero que o carnaval de rua, esse mais tradicional, também seja fortalecido”, concluiu, expressando um desejo por renovação que respeite e revitalize as tradições.

OUTRA PERDA NA SEGUNDA-FEIRA

Na terça-feira, no entanto, a escola viveu uma outra perda. Outro de seus integrantes acabou falecendo na terça-feira.

O piloto de avião e membro da associação Samba Sem Compromisso, Reinaldo Rocha, conhecido como Nadinho, que veio a falecer na segunda-feira, 12, foi homenageado durante o desfile de carnaval pelos membros da escola. A homenagem incluiu uma parada especial para celebrar suas contribuições à escola, acompanhada de gritos em seu nome e o som vibrante da percussão do grupo, relembrando sua presença nas proximidades do supermercado Iquegami no domingo.

A Samba Sem realizou seu desfile de forma solitária na terça-feira, marcando um ato de resistência cultural, após o prefeito Fernando Cunha eliminar a celebração de terça-feira de carnaval em Olímpia.

Reinaldo Rocha, o Nadinho, aos 70 anos, infelizmente não pôde presenciar nem participar do último desfile da Samba Sem Compromisso, uma escola à qual dedicou décadas de sua vida.

Nadinho deixa sua esposa, a empresária Marcia Gaetano, suas duas filhas, Marcela e Gabriela, além de netos e um genro, enlutando familiares e amigos com sua partida.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas