06 de setembro | 2015

Prefeitura e Daemo assinam contrato para ampliar ETE do Jardim Sta. Fé

Compartilhe:


Da redação e assessoria

A Prefeitura Municipal de Olímpia e a Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Ambiental, assinaram o contrato e a ordem de serviço para a ampliação da ECTE (Estação Compacta de Tratamento de Esgoto) do Córrego dos Pretos, localizada no Jardim Santa Fé, na zona leste de Olímpia. A assinatura foi na manhã de quinta-feira, dia 3.

A empresa vencedora da licitação é a Carmello Projetos Eireli – EPP, de Ribeirão Preto, que ficará responsável pela execução da obra e irá trabalhar em conjunto com a Empresa de Engenharia Ambiental que é responsável pelo fornecimento de equipamentos.

Na reunião estavam o prefeito Eugênio José Zuliani; o vice-prefeito Luiz Gustavo Pimenta; o diretor da Daemo Ambiental, Antônio Jorge Motta; a arquiteta e proprietária da empresa Carmello Projetos, Giselle Carmello Silva; o engenheiro e responsável técnico da empresa, Rodrigo Couri de Almeida; o biólogo da Empresa de Engenharia Ambiental, Luiz Fernando Moreira, e os colaboradores da Daemo Ambiental, Wayne Bergamasco Júnior, diretor administrativo e Ariane Martinussi, assessora operacional.

O valor do contrato é de R$ 3.632.784,49, que será pago com recursos próprios da Daemo Ambiental. A empresa ficará responsável pela construção civil com fornecimento de materiais, mão de obra, equipamentos, montagem e startup de estação compacta para tratamento de esgoto sanitário (ECTE), pré-fabricada em PRFV (fibra de vidro), composta por estação elevatória, reator tipo UASB (reator anaeróbio de manta de lodo e fluxo ascendente), FBAs – Filtro Biológico Aerado Submerso, DEC – Decantador Secundário de Alta Taxa e descarte de lodo em bag’s. O prazo para a execução da obra é de seis meses, a partir da assinatura do contrato.

De acordo com Antônio Jorge Motta, a obra é muito importante para os moradores da zona leste. “Com essa obra vamos aumentar a vazão do tratamento de esgoto. Atualmente temos 20 litros por segundo de tratamento, o que atende 10 mil habitantes. Com a ampliação da Estação Compacta de Tratamento de Esgoto esses números vão dobrar, ou seja, vamos passar para 40 litros por segundo de tratamento e atender mais de 20 mil pessoas”, explicou.

Prefeito doa 17 terrenos para o Daemo ampliar a ETE do Jardim Santa Fé

O prefeito Eugênio José Zuliani doou 17 terrenos que pertencem ao município, mas que estão localizados no Jardim Residencial Viva Olímpia, um loteamento que está sendo desenvolvido na área da antiga Seringueira que pertencia ao médico Jorge Aidar, entre o Jardim Paulista e Jardim Menina-Moça, para que a Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Ambiental comercialize e pague a ampliação da Estação Compacta de Tratamento de Esgoto (ECTE), do Jardim Santa Fé, na zona leste da cidade.

Pelo menos é isso o que se pode entender das explicações a respeito de um pro­jeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal. Mas a explicação não considerava a distância entre os imó­veis e o tratamento de esgoto.

Só para constar, a área da antiga Seringueira é vizinha e na mesma direção do Jardim Village Morada Verde, enquanto a Estação de Tratamento Compacta de Esgoto está no final do Jardim Santa Fé, ao lado do córrego dos Pretos, mas bem próxima da Prainha do Rio Cachoeirinha.

Considerando o que está explicado na informação publicada, a não ser que a intenção seja a comer­cia­lização dos 17 terrenos ou mesmo a troca com outra área ao lado do tratamento de esgoto, a distância poderá tornar impossível a utilização da área para essa ampliação. Consta que os 17 terrenos estão nas quadras 12, 1 e 28 do loteamento “Residencial Viva Olímpia”.

De acordo com a proposta do prefeito, a doação desses terrenos é necessária para que a Daemo possa duplicar a capacidade da Estação Compacta que atualmente trata 20 litros de esgoto por segundo, passando para 40 litros dentro do mesmo tempo.

Inaugurada no dia 15 de junho de 2012, a Estação Compacta de Tratamento de Esgoto do Jardim Santa Fé comprova a falta de planejamento nos investimentos feitos pela Prefeitura Municipal de Olímpia.

ETE do Sta. Fé está correndo o risco de transbordar esgoto

Como se recorda, no mês de agosto próximo passado foi divulgada a informação de que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), compacta, implantada ao lado do córrego dos Pretos, no jardim Santa Fé, na zona leste da cidade, está correndo o risco de transbordamento caso não seja realizada a ampliação proposta.

Com menos de três anos de inaugurada, ela já dá mostras claras de que não houve planejamento para sua construção ou então, na aprovação de novos loteamentos naquela região. Pelo menos é isso que se podia entender das informações divulgadas à imprensa local pelo próprio diretor da Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Ambiental, Antônio Jorge Motta.

De acordo com Antônio Jorge Motta a ampliação é necessária porque a atual, que tem pouco mais de três anos de operação “está quase no limite máximo”. Ele explica que não se pode deixar no limite máximo por causa do perigo de transbordamentos.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas