08 de outubro | 2023

Prefeito deve levar mais um suplente do PSD para manter domínio na política

Compartilhe:

Efeito dominó, trairagem, politicagem e dança das cadeiras. Adriano Capitão do Mato de Baguaçu pode assumir cadeira de Rodrigo Ruiz na Cãmara.

 

O comentário do domingo nos meios políticos da cidade dá conta de uma possível “trairagem” do vereador Rodrigo Ruiz. Ele, que estava alinhado nas frentes “anticunhistas”, parece ter caído nos encantos ou até nos tons drásticos utilizados pelo braço direito do prefeito Fernando Cunha, conhecido por suas tramoias políticas.

Segundo estas informações de bastidores não confirmadas oficialmente, Ruiz teria aceito assumir a Secretaria das Relações Institucionais que foi deixada pelo sargento recentemente, com outras vantagens, para bandear para as lides “cunhistas”.

Acontece que Ruiz foi eleito suplente pelo PSD, que é o partido que o prefeito mais tirou vereadores para compor seu governo. Nos bastidores, ao que se comenta, ele estava tendo atuação destacada na atual oposição ao “Cunhismo”, inclusive tendo posado pra fotos juntos dos companheiros e até uma ladeando o Deputado Antonio Carlos Rodrigues, junto com o sargento Tarcísio.

O PSD elegeu Fernandinho com 1200 votos (o segundo mais votado, perdendo apenas para Zé Kokão do Podemos, que conseguiu 1236); Cristina Reale (a 4ª mais votada, com 1130); Helio Lisse Junior (o 5º com 993); João Paulo foi eleito o primeiro suplente (14º na votação geral com 681 votos); João Stellari, 2º suplente (15º no geral, com 671); Rodrigo Ruiz foi eleito terceiro suplente (17º no geral, com 552); Luciano Ferreira, quarto suplente (19º no geral com 523), Zé Olímpio, 5º suplente, 22º mais votado da eleição, (que obteve 437 votos no geral); Adriano Capitão do Mato, o 6º suplente, que obteve 340 votos nas urnas, ficando em 28º lugar na votação geral.

Até o momento, os dois últimos ainda não assumiram cadeira na câmara para substituir os que estão acima deles na lista. O PSD fez três cadeiras na atual formação da Câmara e as três atualmente estão ocupadas por suplentes: João Luiz Stellari, Rodrigo Ruiz e Luciano Ferreira. Dependendo do que especifique a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara, o prefeito, para levar um possível desafeto para o seu lado oferecendo os benefícios do cargo público, tem duas possibilidades, abrir mão de um dos seus secretários, Cristina Reale, Lisse Junior e João Paulo (se este não tiver assinado sua renúncia à vereança, como dizem nos bastidores) ou deixar que o legislativo chame mais um suplente.

Na ordem sequencial estão o 22º mais votado da eleição, Zé Olímpio (que obteve 437 votos no geral), mas, ao que se informa, teve suas contas rejeitadas. A se confirmar esta informação o suplente que vem a seguir é Adriano Capitão do Mato, que obteve 340 votos nas urnas, ficando em 28º lugar na votação geral e é do distrito de Baguaçu.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas