16 de março | 2024

Prefeito baixa decreto isentando vereadores de pagar Zona Azul

Compartilhe:

VERGONHA INACREDITÁVEL!
Prefeito Fernando Cunha liberou por decreto a Zona Azul para secretários e vereadores. Na terça-feira, 05 de março, o Diário Oficial do Município de Olímpia publicou um decreto que isenta secretários municipais e vereadores do pagamento de zona azul na cidade. Ato gerou revolta entre moradores e usuários do sistema de estacionamento rotativo.

Em um movimento controverso que tem despertado reações mistas entre os cidadãos de Olímpia, o prefeito Fernando Cunha baixou um decreto que isenta secretários municipais e vereadores do pagamento da zona azul, o sistema de estacionamento rotativo pago da cidade. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município na terça-feira, 05 de março e gerou discussões acaloradas sobre as prioridades da gestão municipal.

De acordo com o decreto, enquanto a maior parte da população continua obrigada a pagar pela utilização do estacionamento nas áreas designadas, uma elite governamental recebe um passe livre. Este benefício, válido durante o horário de expediente e em dias úteis, se estende aos veículos particulares dos mencionados funcionários públicos, desde que devidamente credenciados.

SEM PENSAR NO POVO

A medida tomada pelo prefeito tem sido interpretada por muitos como um reflexo de uma administração que prioriza os interesses de um grupo seleto em detrimento das necessidades da população em geral. Em conversas nas redes sociais e fóruns locais, cidadãos expressaram descontentamento, sugerindo que a isenção contribui para uma percepção de desigualdade e favorecimento dentro da administração municipal.

Além disso, observadores locais apontam para o impacto potencial da própria zona azul na vida comercial do centro da cidade. Com o custo adicional imposto aos consumidores pelo pagamento da zona azul, teme-se que possa afetar negativamente o comércio local, especialmente em um momento em que muitos negócios ainda se recuperam dos efeitos da pandemia. A medida é vista como mais um obstáculo para a revitalização econômica da área.

LEGISLATIVO ENCABRESTADO

O decreto isentando os vereadores de pagarem o estacionamento causou também um sentimento de insegurança, mostrando que o prefeito tem o poder total sobre o legislativo local, que se transformou em um mero circo de marionetes que só fazem o que o ditador manda.

Entre os cidadãos, a reação tem sido de frustração e desapontamento. Em uma entrevista, um morador local, que preferiu manter sua identidade anônima, expressou seu descontentamento: “É inaceitável que em tempos tão difíceis, onde todos nós estamos tentando economizar cada centavo, o governo local decida privilegiar seus próprios membros. Todos deveriam estar sujeitos às mesmas regras e contribuições para o bem-estar da cidade.”

REGRAS NÃO SÃO IGUAIS PARA TODOS

A instauração da zona azul em Olímpia já havia sido um tema de grande discussão na cidade, sobretudo pela forma como impacta o cotidiano dos moradores e o funcionamento do comércio local.

A zona azul, pensada inicialmente como uma medida para organizar o estacionamento e melhorar o fluxo de veículos no centro, tornou-se um ponto de estresse financeiro para muitos cidadãos que dependem dessas áreas para acesso a serviços e compras.

A recente isenção concedida a um seleto grupo de funcionários públicos intensificou o debate sobre a equidade das políticas municipais. “O que estamos vendo é uma clara divisão entre quem faz as leis e quem é obrigado a segui-las,” comenta Mariana Alves, uma comerciante local. “Como é que podemos falar de igualdade quando as regras não são aplicadas de forma igual para todos?”

RISCO DO CONSUMIDOR
MIGRAR PARA A INTERNET

Comerciantes como Mariana estão preocupados com a possibilidade de que as regras da zona azul, e agora o decreto de isenção para alguns, desencorajem a visita aos estabelecimentos do centro, levando a uma queda nas vendas.

A preocupação é que, ao dificultar o acesso devido ao custo adicional do estacionamento, menos pessoas optem por consumir nos negócios locais, escolhendo alternativas em áreas não afetadas pela zona azul ou mesmo pela internet.

ZONA AZUL IMPOSTA GOELA ABAIXO
COM MUITOS PONTOS FALHOS

As redes sociais têm sido palco para expressões de indignação e organização de movimentos que pedem a revogação do decreto. Grupos de WhatsApp, Facebook e Instagram de moradores de Olímpia estão repletos de mensagens convocando a comunidade para se manifestar contra a própria zona azul que foi implantada com muitos pontos falhos e o que muitos veem como um privilégio injusto.

Além disso, está sendo organizada uma petição com o objetivo de coletar assinaturas que serão apresentadas à Prefeitura, exigindo uma revisão da política de isenção.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas