23 de março | 2020

População idosa vai em massa às escolas e as vacinas acabam antes das 14 horas

Compartilhe:

As mais de 2500 vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde para serem aplicadas nesta primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe foram suficientes para atenderem a demanda de apenas meio dia. A aplicação que começou no início da manhã de segunda-feira, 23, em cinco escolas da cidade teve que ser encerrada por volta das 14 horas, todo o estoque havia sido utilizado. A Saúde local espera conseguir mais até a próxima quinta-feira.

Muitos idosos que chegaram a ir em algumas das cinco escolas estaduais utilizadas na campanha, colocando suas vidas em risco em razão do Coronavírus, ficaram desolados e inconformados com a situação. Alguns chegaram a ressaltar que era uma verdadeira falta de planejamento dos atuais comandantes da Saúde local, não só nesse caso, mas também na falta de remédios na farmácia, falta de exames e em todo o sistema.

Um deles destacou: "não adianta ter cartão cidadão e a informatização do setor, se não tem gente competente para fazer o planejamento. Quem não sabe planejar, deixa sempre faltar", enfatizou.

Outro, afirmou que foi até o Capitão Narciso, com muito sacrifício, pois está com um problema em uma das pernas, andando vários quarteirões sem poder e, ao chegar no local deu de cara apenas com um cartaz na porta. "E não tinha nenhum profissional da Saúde para explicar a situação", disse.

Teve também quem alegasse que estaria se sentindo "um imbecil, pedindo, gritando implorando para a preservação de idosos. Agora levar para o foco os idosos para vacinação e não ter vacina, estou profundamente irritado comigo mesmo por acreditar nessa situação", reclamou.

As vacinas começaram a ser aplicadas nas escolas EE Dr. Antônio Augusto Reis Neves (Av. Dr. Andrade e Silva, nº 925, centro); EE Capitão Narciso Bertolino (Av. Prof. Maria Ubaldina de Barros Furquim, nº 93, Jardim Glória); EE Dalva Vieira Ittavo (Rua da Araponga, nº 10, Cohab I); EE Dr. Eloi Lopes Ferraz (Rua Ana Bernardes, nº 269, Baguaçu); EE Comendador Francisco Bernardes Ferreira (Rua Dr. Oscar Werneck, nº 242, Ribeiro dos Santos).

Por volta das 14 horas a prefeitura expediu o seguinte comunicado: “Em virtude da grande procura nas cinco escolas que estão vacinando contra a gripe, todas as doses destinadas pelo Ministério da Saúde para Olímpia estão esgotadas. O município havia recebido 2.600 doses de vacina – 1/3 da estimativa para a primeira etapa que tem a duração de três semanas. Até o fim da campanha, a cidade deverá receber mais 18 mil doses”.

E continua: “A Secretaria de Saúde de Olímpia já entrou em contato com o GVE de Barretos – órgão responsável pela distribuição – para solicitar novos lotes. A previsão para a entrega de novas quantidades é na quinta-feira (26). Assim que o município tiver acesso a mais doses, será feita uma divulgação oficial para a vacinação nas mesmas escolas”.

O comunicado conclui destacando que neste ano, “o Ministério da Saúde antecipou a Campanha Nacional de Vacinação para auxiliar os profissionais a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19. Em virtude desta antecipação, algumas doses ainda estão em produção. A campanha vai até o dia 16 de maio”.

Esta fase da Campanha é destinada a imunização de idosos com mais de 60 anos e também os profissionais de Saúde.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas