13 de dezembro | 2009

Política marca eleição da União dos Estudantes

Compartilhe:


Contornos da política municipal, mais parecendo uma disputa eleitoral partidária, acabaram mar­­cando a eleição para a nova diretoria da União dos Estudantes Universitários de O­lím­pia (UE­UO), realizada na noite da terça-feira, dia 8, na sede da entidade, com aproximadamente três horas de duração.

Pelo menos isso é o que se po­de depreender das notícias e comentários verificados nas duas emissoras de rádio AM, da cidade de Olímpia, principalmente, a partir da segunda-feira, dia 7. Se em uma a defesa da chapa encabe­çada pelo atual presidente do PT de Olímpia, José Ro­berto de Lima, na outra o mesmo acontecia em relação ao can­didato, Marcos Antônio dos Santos, ex-presidente do Psol.

Com uma das chapas concorrentes impugnadas pela comissão de eleição, a disputa foi vencida pela considerada chapa de situação, encabeçada pelo contador José Ricardo de Lima, que recebeu 52 votos dos 86 estudantes universitários que assinaram a lista de votação. A entidade tem, atualmente, cerca de 460 cadastrados com direito a voto, segundo foi divulgado.


Consta que a chapa encabe­ça­da por Marcos Antônio dos Santos foi impugnada porque um de seus componentes não teria se cadastrado na entidade em tempo hábil – o prazo venceu no dia 27 de novembro – e, nem mesmo seria bol
sista, ou seja, não estaria na relação dos alunos que recebem subvenção da prefeitura, já que nesse caso a data do cadastro não teria importância.


Mas mesmo impugnado e sem o nome da sua chapa nas cédulas de votação, consta que Santos permaneceu no local de votação pedindo votos aos universitários que chegavam para votar, levando alguns a até escreverem o nome da mesma como forma de marcar a contrariedade com as condições impostas à eleição. No final foram 52 votos a 35 a favor de Lima.

Sobre os problemas reclamados pelo seu concorrente, o candidato eleito, José Ricardo Lima entende que “tinha que seguir o edital e pelo que me falaram, colocaram uma universitária cuja carteirinha foi feita depois do prazo”.

Por outro lado, desconfiando que as cédulas já estavam prontas porque não constava nome da chapa União e Transparência, Santos chegou a afirmar que enxergava manipulação para que não disputasse a eleição, fazendo menção a uma possível participação direta do presidente da câmara, Hilário Juliano Ruiz de Oliveira, e que pensava até em uma medida judicial para garantir seus direitos.

“Com certeza. Quem estava presidindo a eleição era apenas o Fernandinho, que é o assessor do senhor Hilário Ruiz, na câmara municipal. Ele é o atual diretor de esportes, inclusive ele fala no no­me da UEUO, ele fala no nome da instituição, ele se manifesta publicamente em nome da instituição, ele conduz todo o processo eleitoral. Então eu não sei o que há por trás, mas eu sei que alguma coisa muito séria”, reclamou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas