03 de maio | 2022
Polícia Militar realiza palestra nas escolas municipais contra o abuso sexual infantil
A Polícia Militar tem desenvolvido um importante trabalho junto aos alunos do Ensino Fundamental I da rede municipal da Estância Turística de Olímpia, no combate ao abuso sexual infantil.
Com apoio da secretaria de Educação, o Instrutor do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência), Cabo PM Jean Carlos Beltramello, sob orientação do Capitão Alessandro Righetti, comandante da 2ª Cia da PM de Olímpia, tem realizado palestras nas escolas levando informações relevantes para as crianças, professores e gestores escolares.
Nas palestras com abordagem e foco na conscientização dos perigos que as crianças podem encontrar a sua volta, os alunos do 1º ao 4º ano, recebem orientação do Disque 100, canal do disque denúncia, que inclusive passou a ser divulgado no livro integrado da rede municipal, e informações que ajudam a entender, de forma lúdica, o que é abuso e o que é carinho. O objetivo é instruir as crianças a interpretar e denunciar situações suspeitas. A conscientização é feita também aos alunos do 5º ano que participam do Proerd.
Um estudo recente da Polícia Militar no Estado apresentou que a característica mais presente nos crimes de estupro é o estupro de vulnerável, praticado em grande parte por membros da própria família ou de convívio próximo à vítima.
Até o momento, as escolas EMEB Profº. José Sant Anna (no distrito de Ribeiro dos Santos), EMEB Joaquim Miguel dos Santos, EMEB Theodomiro da Silva Melo, EMEB Dona Luiza Seno de Oliveira e EMEB Santo Seno, já receberam o instrutor, contemplando mais de 1.700 alunos. Durante a conscientização, também é exibido um vídeo educativo ensinando a identificar os abusos. O projeto de palestras aborda o tema do abuso sexual infantil e do ‘brincar’ é muito melhor.
Segundo o Cabo Beltramello, o primeiro passo é a conscientização da criança como base de proteção. “Ao passar as orientações, o policial consegue educar, informar e trabalhar com estratégias que estimulam as denúncias”, destacou.
Com a iniciativa, a Polícia Militar espera promover o alerta e alcançar resultados positivos, compondo uma rede de pessoas preparadas para agir e lidar com o abuso infantil, quebrando o silêncio e reduzindo os índices com o auxílio das autoridades.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!