06 de julho | 2008

Olímpia vive transtorno de “apagão” de mais de 30 horas sem a internet

Compartilhe:

 

Ninguém tem a noção exata do momento em que tudo começou, mas o fato é que o verdadeiro "apagão", que ocorreu na Rede Mundial de Informações (Internet) e durou pelo menos cerca de 30 horas na cidade de Olímpia, causou muitos transtornos e preocupações. O que se sabe é que do início da noite da quarta-feira, 2, até o final da madrugada desta sexta-feira, 4, quase nada funcionou no mundo digital.

Até mesmo para os partidos políticos que dependiam da instalação de um determinado software para preparar os registros de candidaturas, foram momentos em que os segundos passavam mais rapidamente e nada de completar as tentativas de conexões à rede, seja pelo modo discado, seja pelo serviço do Speedy.

Essa situação, acabou afetando consultórios médicos, entre outros clientes da Telefonica, como no caso do médico Nelson Odair Gianotto, credenciado para exames oftalmológicos para emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Ele, que também atua como perito na agência do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), sentiu em dobro os efeitos do ‘apagão’.

"Os serviços médicos dependentes da rede pública foram todos afetados. Nada funcionou. No meu caso foram afetados os exames de habilitação que dependem de ligação direta com o DETRAN em São Paulo, que não foram feitos. Também os exames de pensionistas (do INSS), pessoas requerendo aposentadoria ou auxílio doença que também não foram feitos", explica.

A impossibilidade de atender pretendentes a uma CNH afetaram também as auto-escolas. Natália de Souza Freitas, atendente da Auto Escola Central, explicou que não teve como fazer matrículas de candidatos por não conseguir entrar no sistema para pegar as impressões digitais: "foi uma coisa que afetou demais porque a digital é o que a gente mais usa".

Dificuldade para pegar a digital atingiu também a Auto-Escola Elmo, onde o diretor de ensino do Centro de Formação de Condutores, Rafael Augusto Magri, não pode atender os alunos porque "não teve com fazer coleta". Aponta também a impossibilidade de fazer o recolhimento, das taxas de IPVA e de outros serviços da área de despachante.

Na Nova Lotérica, na quinta-feira, dia 3, a proprietária Solange Margarido, diz ter registrado cerca de 50% de prejuízos. O sistema funcionou até por volta das 11 horas, senão as perdas seriam ainda maiores. "O jogo também foi afetado e muita gente não pode jogar", comenta.

O sofrimento prolongou até por volta das 11h30 de ontem para a proprietária da Lotérica Pé Quente, Selma Nogueira Antunes. "O prejuízo financeiro é grande porque a gente ganha comissão e se não passa nenhuma conta ou não faz nenhum jogo não está ganhando. Na quinta-feira, correu a Loto Fácil, jogo bem procurado, e ficamos sem ganhar", reclama.

Lan-House

Lan-House, que tem seu movimento praticamente todo baseado na Internet, também houve prejuízos. Bruno Rodrigo Meira informou que teve de fechar mais cedo porque "o que o povo mais quer são MSN e Orkut, coisas associadas à Internet".

Bruno Ferreira de Faria, proprietário de Fênix Lan-House, sentiu a queda do movimento e afirma que o prejuízo foi considerável: "somente jogos mesmo que o pessoal vem e utiliza pouco tempo, mas a maior parte foi afetada porque ninguém conseguiu acessar a Internet". Segundo ele, o prejuízo foi de 80% do faturamento diário.

Empresa

O presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, explicou na tarde de ontem que o problema técnico começou em Sorocaba, onde o roteador – equipamento da rede – que detonou a interrupção dos serviços foi detectado e isolado, mas o problema persistiu.

Entretanto, a causa real somente será conhecida em 10 dias aproximadamente, quando a empresa receber um laudo do instituto independente o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações).

Tecnicamente falando, explicou Valente, o problema aconteceu na parte baixa da rede, e o que se está procurando entender é por que subiu para a parte alta. A instabilidade no sistema começou a ser sentida por volta das 12 horas de quarta-feira na rede de dados da Telefonica.

O problema foi sanado por volta das 23h de quinta-feira", afirmou. Porém, segundo o executivo, até por volta das 17 horas de ontem, quatro delegacias, um posto do INSS e seis das 560 unidades ligadas ao Tribunal de Justiça no Estado ainda apresentavam instabilidade.

A empresa, de acordo com Valente, já apresentou ao Procon de São Paulo proposta de um abatimento de três dias, ou seja, 72 horas, na próxima fatura de serviços. Já em relação às grandes empresas, que têm contratos prevendo multa à Telefonica por descumprir o serviço, Valente afirmou que a empresa discutirá caso a caso a compensação dos prejuízos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas