26 de fevereiro | 2024

Olímpia do Folclore lamenta a perda de um ícone cultural: Capitão José Ferreira

Compartilhe:

A cidade de Olímpia se despediu de uma figura emblemática de sua rica cultura popular, o Capitão José Francisco Ferreira, mais carinhosamente conhecido como Seu Zé Ferreira. Falecido na segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024, Ferreira deixa legado inestimável para a comunidade, sendo um pilar fundamental do grupo folclórico Congada Chapéu de Fitas que celebra este ano seu cinquentenário e mestre da companhia de Reis Estrela da Paz.

O ex-deputado Geninho Zuliani, logo no final da tarde, já estampava o sinal de luto em suas redes sociais anunciando o falecimento de tão importante figura do nosso folclore e de nossa sociedade. “É com profundo pesar que lamentamos o falecimento do Capitão José Ferreira da Congada, neste segunda-feira, 26. Manifestamos nossos sentimentos a todos os familiares e amigos. Que nesse momento de tristeza e luto haja paz, conforto, coragem e amor.

Gesiele Araújo, uma voz respeitada da comunidade afro local, compartilhou suas memórias e sentimentos, refletindo o impacto profundo que Seu Zé Ferreira teve em muitos olimpienses.

Como orador, membro da diretoria e Presidente do Terreiro de Umbanda do qual ela participa, segundo ela, “Zé Ferreira foi mais do que um amigo; ele foi um irmão, compadre, mestre de Reis, e um filho fiel do Terreiro Caboclo Caramã e Pai Cesário. Seu papel como Capitão da Congada Chapéu de Fitas foi inigualável, trazendo alegria, união e um profundo sentido de comunidade para todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo”, destacou em seu perfil no Facebook.

Nascido em uma família profundamente enraizada nas tradições de Santos Reis, Seu Zé Ferreira cresceu cercado por uma comunidade que valoriza a música, a dança e a espiritualidade. Sua vida foi uma tapeçaria tecida com as histórias e as tradições que ele tanto amava.

Desde a sua infância, vivida ao lado de figuras marcantes como sua avó, sua mãe, e seus parentes e amigos, até os dias passados com sua querida e amada Dona Edna, sua jornada foi uma celebração da cultura popular brasileira.

A comunidade representada por Gesiele, pede a Deus Olorum, Jesus Nosso Pai Oxalá, Nossa Senhora Aparecida Mamãe Oxum, Santa Efigênia e São Benedito, que ofereçam a Seu Zé Ferreira um lugar de descanso e paz ao lado de sua amada Dona Edna.

“Sua partida deixa um vazio em nossos corações, mas também reafirma nosso compromisso em manter viva a rica herança cultural que ele nos deixou. Hoje, enquanto lamentamos a perda de Seu Zé Ferreira, também celebramos sua vida e seu legado”.

“Zé Ferreira ensinou a importância de manter viva a chama das tradições, de compartilhar a alegria através da música e da dança, e de ser fiél à comunidade e as raízes. Seu Zé será sempre lembrado não apenas como um capitão da Congada, mas como um verdadeiro líder nos corações de todos”.

Zé Ferreira, com certeza, se juntará ao mestre José Sant’anna, sabendo que seu espírito e ensinamentos continuarão a inspirar gerações futuras.

As homenagens póstumas serão prestadas na terça-feira à partir das 10:00 horas no Velório Jardim das Primaveras, na Rua Síria, de onde o féretro sairá às 16:00 horas para o Cemitério local.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas