05 de dezembro | 2013

Olímpia é incluída na região metropolitana de Rio Preto aprovada pela Assembleia Legislativa

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na noite da quarta-feira, dia 4, a criação da região metropolitana de São José do Rio Preto. A proposta deve integrar 30 municípios em uma unidade administrativa, em gestão conjunta. Se sancionado pelo governador Geraldo Alckmin, a lei inclui os municípios de Olímpia, Altair e Guaraci, praticamente cortando ao meio a comarca olimpiense.

No entanto, a proposta é considerada uma grande conquista para a região noroeste do estado de São Paulo, beneficiando municípios, a indústria, o comércio, a educação e garantindo um maior desenvolvimento para milhares de pessoas. O projeto foi apresentado há dois anos por João Paulo Rillo (PT).

Agora, a proposta segue para sanção ou veto do governador Geraldo Alckmin (PSDB). “É um sinal muito importante para toda região. Teremos organização regional para diversos assuntos como mobilidade urbana e cultura, por exemplo”, diz Rillo.

Rillo afirmou ainda que, com a criação da região metropolitana, problemas de diversos patamares poderão ter soluções: “Enfrentamos problemas em nossas cidades que exigem soluções regionais e, integradas em uma unidade regional, será possível discutir soluções coletivas”.

Mas Rillo espera que Alckmin sancione o projeto sem tentar represália por ser de um deputado de oposição. “Se vetar, vários deputados disseram que são favoráveis a derrubada do veto”, afirmou.

Nos últimos anos, a Assembleia aprovou a criação da região metropolitana de São José dos Campos. Há outros projetos em trâmite na Casa.

Os municípios incluídos na região são Adolfo, Altair, Bady Bassitt, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Guaraci, Ibirá, Icém, Ipiguá, Jaci, José Bonifácio, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Nova Aliança, Nova Granada, Olímpia, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Planalto, Potirendaba, São José do Rio Preto, Tanabi, Ubarana, Uchoa e Zacarias.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas