05 de abril | 2023

Olímpia amplia público da vacina bivalente contra a Covid para pessoas com comorbidades

Compartilhe:

Um novo público passou a integrar os grupos prioritários aptos a receber a vacina bivalente contra a Covid em Olímpia. Desde quarta-feira, dia 05, pessoas de 12 a 59 anos com comorbidades também passaram a poder se imunizar.

Para receber a dose da vacina bivalente a pessoa deve respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da última dose recebida. O novo grupo deve se encaixar na relação de doenças elencadas pelo Ministério da Saúde, sendo aceitas as comorbidades autodeclaradas, sem necessidade de atestado médico, porém mediante apresentação do cartão de vacinação da última dose para conferência.

A imunização está disponível de segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 15 horas, em todas as Unidades de Saúde, incluindo o ARE (Postão). Para os distritos, a vacinação segue às quintas-feiras, em Ribeiro, e às sextas-feiras, em Baguaçu.

Agora, incluindo as pessoas com comorbidades, também estão aptas a receber a dose, idosos de 60 anos ou mais de idade, pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores, imunossuprimidos, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir dos 12 anos), indígenas, quilombolas, entre outros.

Além da dose bivalente, o município segue também com a aplicação das demais doses para a população em geral e com a vacinação infantil contra a Covid. Para crianças de 06 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, a aplicação da Pfizer Baby passa a ser às terças e quintas-feiras, na Unidade Básica de Saúde ‘Dr. Waldomiro Paiva Luz’, das Cohab I e II, sem necessidade de agendamento. Mais informações pelo link: bit.ly/Vacina_COVID.

O Ministério da Saúde lançou o Movimento Nacional pela Vacinação para resgatar na população brasileira a confiança nas vacinas para que o Brasil volte a ser referência mundial em altas coberturas vacinais, visando reforçar a proteção contra a Covid e outras doenças.

Confira a relação de comorbidades elencadas para vacinação com a vacina bivalente:

Arritmias cardíacas

Cardiopatias congênita no adulto

Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar

Diabetes mellitus

Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

Doença hepática crônica

Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares

Doença renal crônica

Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves

Hipertensão Arterial Resistente (HAR)

Hipertensão arterial estágio 3

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo

Insuficiência cardíaca (IC)

Miocardiopatias e Pericardiopatias

Obesidade mórbida

Pneumopatias crônicas graves

Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados

Síndromes coronarianas

Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas

Valvopatias

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas