04 de maio | 2014

Mulher diz que UPA confundiu apendicite com pedra nos rins

Compartilhe:

Embora o médico Nilton Roberto Martinez tivesse afirmado que o diagnóstico é difícil e que também teve dificuldade para chegar até ele, uma mulher que se identificou como Silmara, dizendo também ser a esposa do paciente, afirmou que os médicos que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), teriam confundido os sintomas de uma apendicite e da existência de pedras nos rins.

Nilton, que é diretor clínico da Santa Casa de Olímpia, foi ouvido na tarde de sexta-feira, dia 2, disse que inicialmente trabalhou com três hipóteses para diagnosticar o problema do paciente que não teve o nome revelado, mas nenhuma delas incluía pedra nos rins.

“Não foi um erro crasso do pessoal da UPA. O diagnóstico era difícil. Faltou vivencia de quem tem décadas de experiência para pedir um ultrassom, mesmo com os sintomas não sendo os que normalmente apontam para a apendicite”, explicou.

O médico conta que ele mesmo demorou a fazer diagnóstico correto: “Eu tinha três possibilidades. E para isso solicitei a internação e fui pedindo os exames. Por sorte, surgiu no ultrassom. Mas se não aparecesse a apendicite no exame eu abriria o paciente do mesmo jeito, pois é melhor abrir e ver o que é, do que esperar”.

Martinez reforça que o diagnóstico no caso realmente era muito difícil: “Mas eu apanhei muito também. Foram poucos os casos em toda a minha vida de acontecer apendicite com sintomas de diarreia e vomito. Só tive três casos na minha vida. Mas tive e mais uma vez fiquei em dúvida e solicitei exame complementar, o ultrassom e apareceu”.

Por outro lado, ainda de acordo com o médico, o paciente que atendeu em processo de emergência na noite do domingo, dia 27, está se recuperando bem e deverá receber alta hospitalar nos próximos dias.

RECLAMAÇÃO

O problema foi tornado público quando Silmara apresentou a reclamação à rádio Espaço Livre AM na terça-feira, dia 29. Ela contou que levou o marido à UPA no sábado, dia 26, à noite, porque ele estava passando muito mal.

Segundo ela, ele sentia muita dor na perna. Mas lá aplicaram injeção e soro e liberaram para ir embora para casa. No entanto, o marido continuou passando mal e no início da manhã do domingo, dia 27, levou de novo à UPA.

Segundo ela, o médico que atendeu realizou um exame de sangue. Enquanto saia o resultado – aguardou por aproximadamente três horas – ele permaneceu tomando soro. O resultado teria apresentado pedra nos rins, mais medicamento foi receitado e ele foi novamente liberado para ir para casa, mas continuou passando mal.

Ocorre que, naquele domingo à noite, o marido sofreu uma convulsão e o sobrinho o levou para a Santa Casa, mas o hospital acionou o médico Nilton Roberto Martinez, que diagnosticou que o problema era apendice supurada. A cirurgia foi realizada na manhã da segunda-feira, dia 28.

Silmara contou que o abdome do marido estava cheio de pus e foi preciso lavar tudo por dentro. Ele corria risco de morte. Na terça-feira, dia 29, segundo ela, o marido ainda estava com a barriga aberta.

“Eu acho que tudo isso foi por causa da UPA, porque se eles tivessem feito um exame de ultrassom no meu marido na primeira vez que o levei lá, ele não teria corrido riscos. Só de por a mão o Dr. Nilton viu que não era pedra nos rins”, reclamou.

MORTE MULHER IDOSA

Por outro lado, no início da manhã de sexta-feira, dia 2, surgiu a informação, através do Facebook, de que uma mulher idosa teria falecido depois de eventuais falhas também na UPA.

Segundo foi postado por Cidy Donaire, às seis horas, a reclamação era grande contra o prefeito Eugênio José Zuliani: “Hj um dia ttiste um dia de revolta de repúdio Geninho Zuliani como ppde vc na sua adm deixa uma ubs de olimpia chega no estado q esta”,

A reclamação envolvia o falecimento de Antônia Vicente Sal­mazzo, de 78 anos de idade, por volta da meia-noite: “Como pode antonia vicemte salmazzo da entrada no upa consta q o coração dela estava iinxado e o medico despreparado manda essa pessoa idosa p casa e questao de 1 hora vem falecer”.

Ela acrescentou: “isso é uma vergonha estou falando de ser humamo q paga seus inposto aquela unidade mais parece matadoro ta na hora de mudar essa situação. É nojento .dona antonia q o bom deus te acolhe descanse paz.q de toda força necessaria p os familiares”.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas