23 de outubro | 2022

MPT investiga denúncia de assédio eleitoral em Olímpia

Compartilhe:

ELEIÇÕES 2022 EM OLÍMPIA?
Olímpia está entre as cinco cidades das 8 investigadas. Grande empresa teria ameaçado demissão em massa se candidato apoiado não vencer.

 

DA REDAÇÃO COM TV TEM – O Ministério Público do Trabalho (MPT) investiga oito denúncias de assédio eleitoral em empresas da região noroeste paulista.

O crime é cometido quando o empregador coage, ameaça ou oferece benefícios para os funcionários votarem em determinado candidato.

As denúncias de assédio eleitoral são investigadas em Votuporanga, Olímpia, Potirendaba, São José do Rio Preto, Cedral e Mirassol.

Em Olímpia, embora extraoficialmente, o que se apurou é que a denúncia teria sido feita contra uma grande empresa que teria ameaçado seus funcionários de promover demissão em massa e até fechar as portas se o seu candidato não vencesse as eleições.

Em Votuporanga, uma empresa teria obrigado os empregados a usar camisetas com o nome de determinado candidato. Já em São José do Rio Preto, uma palestra com críticas ao candidato da oposição teria sido feita em um hospital.

MULTA, DANO MORAL
E ATÉ RECLUSÃO

De acordo com a procuradora Danielle Olivares Correa, em entrevista a TVTem, o assédio eleitoral também pode ocorrer de outras formas.

“Isso pode ser feito através de humilhação, constrangimentos e exigência de que o trabalhador não vote em determinado candidato, sob pena de ser demitido. Qualquer ato que possa lesar os direitos de consciência e liberdade política dos trabalhadores, são abusivos e são punidos”, disse.

A pena para o crime pode variar entre pagamento de multa, indenizações por danos morais e reclusão.

O QUE É ASSÉDIO ELEITORAL
E COMO DENUNCIAR

Denúncias de assédio eleitoral podem ser registradas no site do Ministério Público do Trabalho, bem como pelo aplicativo “Pardal”.

Até terça-feira (18), 447 denúncias de assédio eleitoral tinham sido feitas nas eleições de 2022. Na semana passada, o número era de 173. Ou seja, houve um aumento de quase 160%.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas