21 de julho | 2008

MPE impugna 18% dos candidatos a vereador

Compartilhe:

 

O Ministério Público Eleitoral (MPE) quer impugnar cerca de 18% dos candidatos a vereador inscritos nos seis municípios abrangidos pela 80.ª zona eleitoral – comarca de Olímpia. São 56 dos 309 que pediram registros de candidatura que estão com alguma irregularidade a ser sanada.

Entretanto, não se trata de uma situação definitiva para nenhum deles, mesmo porque a situação ainda não foi analisada pela juíza eleitoral Adriane Pereira Bandeira.

Mas a situação também se complicou para candidatos a prefeito de três municípios, o que representa cerca de 31% dos inscritos e, para candidatos a vice-prefeito, que dos 16 que compõem as chapas majoritárias, três estão de sobre-aviso do MPE, ou seja, em torno 19%.

No município de Olímpia, por exemplo, a promotoria pediu a impugnação de 11 candidatos a vereador: Djalma Tadeu Ribeiro (PSOL), sem coligação e, Aguinaldo da Silva, Antônio Martins Correia, Luciano Ferreira e Antônio Delomodarme, todos da Coligação Integração.

Nos casos de Ribeiro, Silva, Correia e Ferreira, o problema estaria relacionado à certidão de objeto e pé. Já no caso de Delamodarme estaria sendo questionada a desencompatibilização do cargo de presidente da Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Olímpia (AFPMO). Também os candidatos da Coligação "União Pela Moralidade e Justiça" Antônio Luiz Rodrigues, Edicilvio da Cunha Sobrinho, Fernando Pissini, Geraldo Viana, Gilmar Barão e Willian Antônio Zanolli, precisam apresentar certidão de objeto e pé.

Entretanto os candidatos a prefeito, Eugênio José Zuliani e José Augusto Zambom Delamanha, ainda aguardam manifestação da juíza eleitoral para confirmar suas candidaturas. Também a candidata a vice-prefeita, Izabel Cristinna Reale Thereza, tem pedido de impugnação contra si.

Por outro lado, situação tranqüila vivem Altair e Cajobi. No caso do primeiro há quatro pedidos de impugnação. Já no caso do segundo também foram apenas quatro pedidos, todos de vereadores que não apresentaram certidões da forma prevista.

Porém, no município de Embaúba foram pedidas impugnações de três candidatos a vereador e do candidato a vice-prefeito da Coligação Rumo à Renovação, Rodrigo Soares.

No município de Guaraci a impugnação foi pedida apenas para dois vereadores e para o candidato a prefeito Valtercides Monteiro, contra o qual consta que há notícias de inelegibilidade.

Severínia

A situação mais agitada, no entanto, fica para o município de Severínia, onde dois candidatos a prefeito, João Batista Ribeiro da Silva e Raphael Cazarini Filho tiveram seus registros contestados.

Também o candidato a vice-prefeito Ivo Ariovaldo Pimenta foi alvo de pedido de impugnação de sua candidatura. Por outro lado, há riscos também para 28 dos 70 candidatos a vereador inscritos para as eleições.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas