17 de dezembro | 2013

Morador do Santa Ifigênia tira roupa na Câmara para protestar contra aumento do IPTU

Compartilhe:

O fato marcante da sessão extraordinária realizada no final da manhã da terça-feira, dia 17, para aprovação do Projeto de Lei Complementar que aumenta o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), foi provocado por um morador do Jardim Santa Ifigênia, na zona norte de Olímpia. Em protesto contra o aumento, o técnico em telecomunicações Ismael Barbosa, conhecido por Neguinho, já conhecido pelos vários protestos dos quais participou na Avenida Constitucionalistas de 32, chegou a tirar a roupa e jogar no plenário, ficando somente de cueca. “É o que eles querem. Tirar o pouco que temos”, afirmou, ao ser questionado no final da sessão.

Por outro lado, a Câmara Municipal de Olímpia ignorou as reclamações da população e o manifesto, inclusive daqueles que foram ver a sessão extraordinária realizada no final da manhã da terça-feira, dia 17, e confirmou o que havia sinalizado antes, ou seja, a aprovação de um aumento do IPTU que pode chegar até a 300 por cento.

Embora negado por todos, que parecem “jurar de pés juntos”, na área comercial haverá reajuste de até 307%. A esse respeito e do fato de Neguinho tirar a roupa, o vereador Alcides Becerra Canhada Júnior afirmou que tudo seria responsabilidade da imprensa.

Os vereadores não reconheceram nem mesmo a intenção do vereador Hilário Juliano Ruiz de Oliveira que apresentou emenda ao artigo 8 do projeto, especificando um prazo para que os contribuintes possam recorrer contra a classificação que seu imóvel recebe. A alteração foi negada e o projeto mantido em sua forma original, ou seja, do jeito que o prefeito mandou.

Para não perder o costume do autoritarismo, o presidente da Câmara, Humberto José Puttini, acionou a Polícia Militar para proibir a permanência de Neguinho, já sem roupa, na galeria do Legislativo. Até em razão disso, ele suspendeu a sessão e só retomou depois que o manifestante estava recomposto.

Por outro lado, em entrevista que concedeu a uma emissora de rádio local, o secretário de Finanças, Cleber José Cizoto, contestou cálculos de percentuais mostrados pela Folha da Região e disse que a imprensa estaria fazendo terrorismo.

No entanto, segundo especialistas na área tributária, mesmo sem analisar detalhadamente o reajuste escorchante fantasiado de reestruturação, o fato de o prefeito ter confirmado que quer obter um aumento na arrecadação do imposto em 100%, ou seja, pretende duplicar o valor obtido com tal imposto, comprovam, em tese, que, com a isenção de 4 mil imóveis como foi divulgado e a diminuição de outros 1500, só pode significar que os 8 mil contribuintes restantes vão ter que bancar do bolso o aumento de 100% da arrecadação pretendida pelo prefeito.

É elementar que se não há uma regra definida para todos, alguns poderão pagar até mais de 300%, disse o especialista consultado que adiantou, no entanto, que, a se confirmarem tais perspectivas, a grita geral vai ocorrer quando do recebimento do carnê, por parte daqueles que terão que bancar a sanha arrecadadora do atual prefeito de um município que mais que duplicou a sua arrecadação que passou de 70 milhões para 160 nos últimos seis anos.

Assista ao vídeo do fotógrafo e cinegrafista Silvio Facetto.

O caso teve repercussão regional através dos notíciários da TVTEM Rio Preto e rede Record.


Clique aqui e assista a reportagem da TVTEM.


Assista abaixo ao vídeo gravado pelo fotógrafo e cinegrafista Eduardo Luis.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas