26 de janeiro | 2014

Média de 17 casos de diarreia por dia não é surto para a saúde local

Compartilhe:

O coordenador da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde de Olímpia, veterinário Sérgio Mendes, afirmou no dia 15 que é normal o aumento dos casos de diarreia que estão ocorrendo na cidade. Embora confirme o registro de em média 17 casos por dia, ele ainda não considera que se trate de uma virose e nem mesmo confirma a possibilidade de um surto.

Ao conceder entrevista à rádio Espaço Livre, Mendes alegou: “Em relação a casos de diarreias a gente não pode considerar que sejam virais antes de fazer um isolamento viral e comprovar a fonte de origem. Mas ano a ano a gente se defronta com esse problema”.

De acordo com o veterinário, a média de casos notificados por dia considera a movimentação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que se caracteriza pelo atendimento de pessoas menos favorecidas financeiramente e do Pronto Socorro da Santa Casa, que tem atendimento usuários de planos de saúde, principalmente.

“Hoje nós temos um aumento do número de casos, mas ainda não está caracterizado, por dados epidemio­lógicos, como um surto. O número de casos notificados em média pela UPA e pela Santa Casa são em torno de 17 casos por dia”.

Para a conclusão, Mendes considera o aumento do movimento de turistas que está sendo registrado na cidade: “Se nós levarmos em consideração o número de turistas que estão visitando Olímpia, nesse ano, acho que quase 17 mil pessoas por dia, estatisticamente isso representa um aumento do número normal que tem durante o ano inteiro, mas ainda não configura um surto de diarreia ou de virose provocando um quadro diarreico”.

O problema surgiu na quarta-feira quando o repórter da emissora, João Alberto Prates, verificou um grande número de pessoas apresentando o problema no Pronto Socorro da Santa Casa de Olímpia.

NOROVÍRUS

Como se recorda, em 2010 foram notificados 436 casos que foram identificados como sendo de norovirus. Porém, desta feita, ainda não se tem informação de que se trata ou não de um problema de virosse.

No entanto, considerando a média de 17 casos por dia, já estaria totalizando em torno de 290 casos somente em janeiro, ou seja, 35% aproximadamente do total de 2010.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas