09 de setembro | 2007

Mais um médico abandona a saúde local

Compartilhe:

 

A população mais carente da cidade, a que necessita do serviço público de saúde para a solução de seus problemas, perdeu mais um profissional da área nesta semana. Trata-se do médico Luciano Cherubine Júnior, da cidade de São José do Rio Preto, que atendia na área de Saúde Mental – psicologia e psiquiatria – da Secretaria Municipal de Saúde.

Por ser área de especialidade ele atendia as consultas previamente agendadas no Centro de Saúde, que fica localizado na rua Américo Sampaio número 55. Porém, concursado para o cargo da prefeitura municipal de Olímpia.

Segundo informações de pessoas ligadas à área, o médico teria entregado o pedido de exoneração em caráter irrevogável. Por isso o secretário municipal Giovanni Baptista da Silva Júlio comunicou o setor no início da tarde desta quinta-feira (6) que ele não fazia mais parte do quadro de funcionários da saúde. Ao que se informa o pedido de exoneração teria data de primeiro de setembro. Consta também que o médico tinha consultas agendadas para vários meses.

O povo cobra

Na quarta-feira desta semana, o secretário foi indagado a respeito da saída do médico quando concedia entrevista à Radio Menina AM. Uma moradora do jardim São José, que se identificou apenas pelo pré-nome Ana, telefonou à emissora de rádio reclamando falta de atendimento na área de saúde mental.

"Já tinha consulta marcada com o Dr. Luciano (médico psiquiatra) e fui consultar e ele não vai vir mais. Como vai ficar isso daí?", questionou.

"Não tenho essa informação ainda, mas se for verdade o que a senhora está dizendo, o Dr. Luciano de fato deixar o serviço público, vamos trabalhar com rapidez tentando colocar um profissional em substituição a ele, assim que for oficializada essa saída. A senhora está me passando uma notícia que ainda não tenho o pedido oficial de saída, de exoneração, não tenho ainda um comunicado dele. Estou sabendo que ele faltou …", respondeu o secretário.

"Então hoje fui lá e o rapaz falou que ele não vai vir mais consultar no posto ….", começou a explicar e foi interrompida por Baptista Júlio: "Dona Ana, a senhora tem que entender que trabalhamos não é com conversa, trabalhamos com ações e com documentos. A partir do momento que tiver o documento na mão, de um profissional da área de Saúde falando ou pedindo para sair, dando ciência à administração que está saindo ou que deixará de atender, vamos tomar as providências. Mas por enquanto, de ouvir dizer, de achar ou de pensar, infelizmente ainda não recebi isso daí e espero que se for verdade ele entre em contato com a gente e vamos tomar as medidas cabíveis".

Documento

Na insistência da mulher que tinha sido informada pelo rapaz de lá respondeu: "Mas o rapaz, acho que não tem nenhum papel, nenhum documento oficial do profissional comunicando isso daí. Eu não recebi nenhum comunicado".

Sobre a ainda possível saída do médico, explicou que precisa ter em mãos um documento para fazer o encaminhamento ao Departamento de Pessoal da prefeitura e concretizar o desligamento do quadro de servidores: "e tentar trabalhar para conseguir um profissional para substituição".

E acrescentou: "Quem não tem comprometimento com a saúde pública do município de Olímpia, quem não quer cumprir, deixamos a vontade, pode se transferir para onde achar melhor, onde sejam satisfeitas suas vontades em todos os sentidos".

Até o final da tarde desta quinta-feira a reportagem desta Folha tentou manter contato com o médico para saber os reais motivos que estava deixando o cargo na Saúde. Porém, a única informação que foi possível obter é que o mesmo já não se encontrava mais no Centro de Saúde.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas