13 de janeiro | 2013

Juiz eleitoral junta processos de Becerra e Ferezin e decide que estão fora da Câmara

Compartilhe:

O juiz eleitoral Lucas Figueiredo Alves da Silva (foto) juntou todos os processos abertos na 80ª Zona Eleitoral em que os vereadores eleitos Alcides Becerra Canhada (PDT) e Jesus Ferezin (PTN) aparecem como partes, e sentenciou em todos eles que ambos não podem continuar na vereança, uma vez que foram condenados por improbidade administrativa e perderam seus direitos políticos por três anos.

O juiz determinou ainda a imediata posse dos suplentes Marco Aurélio Martins Rodrigues (Mar­cão do Gazeta) e de Marco Antônio dos Santos (que já havia tomado posse sob o efeito de uma liminar em mandado de segurança e agora teve a sentença final).

Lucas Figueiredo também determinou que fosse oficiado o presidente da Câmara, Humberto José Putini (PTB), para que dê cumprimento integral à decisão.

Nos meios políticos, no entanto, duas informações corriam e não puderam ser confirmadas. A primeira dava conta de que o presidente da Câmara até o final da tarde de sexta-feira, 11, não havia sido encontrado para ser notificado da decisão da justiça eleitoral local, e, por conseguinte, promovesse a cassação de Becerra e a posse de Marcão do Gazeta.

A segunda informação dava conta de que o vereador já afastado, Jesus Ferezin, teria ido a São Paulo para tentar uma medida cautelar no TRE – Tribunal Regional Eleitoral, que garantisse a sua volta ao cargo.

Becerra assumiu a cadeira no dia 1º, inclusive sendo eleito 1º secretário da Mesa Diretora. Marcos Antonio dos Santos, o Marquinhos Santos (PSC), assumiu a cadeira em lugar de Jesus Ferezin (PTN), na noite de 1º de janeiro passado, inclusive votando para a formação da Mesa Diretora, por força de medida de segurança. Ferezin havia sido diplomado no dia 18 de dezembro.

OUTROS SUPLENTES

Por outro lado, a Câmara Municipal de Olímpia realizou uma sessão extraordinária na noite da segunda-feira desta semana, dia 7, com o objetivo de dar posse a dois suplentes de vereadores que substituem outros dois que se afastaram para assumir cargos de secretários municipais do novo governo do prefeito Eugênio José Zuliani.

Foram empossados Cristina Reale Thereza e Paulo Polisele de Souza, ambos do PR. Reale ocupa a cadeira de Dirceu Bertoco, que se afastou para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura, Comércio em Indústria.

Já Polisele passa a ocupar a cadeira que é de Gustavo Zanette, que também se afastou da Câmara Municipal para assumir o cargo de secretário municipal de Esportes, Cultura, Turismo e Lazer.

Sem nenhuma propositura para ser discutida, a sessão, que até chegou a ser denominada por alguns de cerimônia de posse, durou pouco menos de 30 minutos, com direito a discursos, inclusive do prefeito.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas