15 de abril | 2024

Jornalista flagra veículo Big Brother dentro da garagem da concessionária da Zona Azul

Compartilhe:

ZONA AZUL?
Veículo com câmeras levanta questões em Olímpia sobre possível implantação de uma indústria da multa. A presença de um carro equipado com múltiplas câmeras em Olímpia gera preocupações.


No final de março, um veículo equipado com várias câmeras foi visto circulando pelas ruas de Olímpia, causando discussão, principalmente nas redes sociais. Teve até quem pensasse que poderia ser do Google mapeando as ruas da cidade. O carro, no entanto, chamou a atenção de Felipe Zacharias, influencer da página Alô Olímpia, que levantou a hipótese de este ser utilizado para monitorar e fotografar as placas dos veículos estacionados nas áreas da Zona Azul da cidade, levantando questões sobre a moralidade de sua utilização.

Zacharias destacou suas preocupações em uma publicação no dia 31 de março, onde questionou a justiça e a intenção por trás da operação do veículo, especulando sobre a possibilidade de este ser um mecanismo automático de aplicação de multas.

“BIG BROTHER SOBRE RODAS”

“Será que estamos prestes a ser vítimas de um ‘Big Brother sobre rodas’?”, indagou ele em sua página, sugerindo que o veículo poderia representar uma ameaça à liberdade dos motoristas que frequentam o centro da cidade.

José Antônio Arantes, jornalista e editor desta Folha, também observou o veículo equipado com câmeras. No podcast “Pod Pai e Filha”, que comanda ao lado de sua filha Bruna, ele descreveu o carro como um Volkswagen Gol, com duas câmeras direcionadas para a frente e duas para trás. Segundo Arantes, as câmeras frontais captam as placas traseiras dos veículos estacionados em ambos os lados da via, enquanto as traseiras registram as placas dianteiras após o carro passar por eles.

DÚVIDA: SERÁ QUE JÁ
APLICA A MULTA TAMBÉM?

“Imaginem numa via que tem carro dos dois lados. O Big Brother vai passando e fotografando as placas dos carros para saber se o motorista pagou ou não a Área Azul, e se não pagou, vai ser multado”, explicou Arantes.

Arantes observou o carro na manhã de quinta-feira, dia 11, estacionado dentro da garagem da empresa concessionária do serviço. Ele expressou forte descontentamento com a situação, criticando a falta de transparência e o impacto potencial dessa prática na vida dos cidadãos comuns. “Confirmado, se o carro é utilizado para multar a população, estar-se-á criando uma verdadeira indústria da multa para prejudicar a população. Que ponto chegamos!”, exclamou ele durante o podcast.

SITUAÇÃO INADMISSÍVEL

E complementou: “Se eles têm o direito de fazer isso é um problema deles, mas é uma situação inadmissível. Não vai ter nem empregado mais, o carro já passa e ele mesmo fiscalizando e vai multar todo mundo. Pagar para estacionar em via pública é inconcebível. É um absurdo, o centro está morto. Nandão quer acabar com o comércio no centro, quer que Olímpia seja só para os ricos, para os amiguinhos dele, a Olímpia da elite.”

Arantes ressaltou que certamente os moradores de Olímpia estão vivendo com uma indústria da multa. “O prefeito Nandão está simplesmente destruindo Olímpia. Essa é a verdadeira frase. É uma vergonha. Nandão, você me decepcionou. Para mim, você é o pior prefeito que Olímpia já teve. Você governou só para os seus amigos. A cidade que se lasque, que pague multa”, emendou o jornalista.

SE FOSSE BOM, O PREFEITO,
SEUS SECRETÁRIOS
E OS VEREADORES PAGARIAM TAMBÉM

E perguntou: “Por que você não colocou isso no condomínio onde você mora? Por que você não paga a Zona Azul quando vem à prefeitura, porque você tem estacionamento exclusivo? Por que os seus secretários e os vereadores não pagam a Zona Azul? É só o povo da Senzala, o povo mais pobre que tem que pagar a conta, levar a sua chibatada, coronel?”

E finalizou: “Ditador! Fora! Estou com Alexandra Bueno nessa, quando levou cartaz na Câmara pedindo ‘Fora Cunha’. Embora hoje ela não esteja mais deste lado. Mas eu vou até mostrar aqui porque acho que é uma campanha muito boa, tinha que ser ‘Fora Cunha’ mesmo. Tô com você, Alessandra, ‘Fora Cunha’!”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas