28 de agosto | 2013
Idealizador do SUS faz palestra a funcionários da Saúde
Da redação e assessoria
O médico pediatra e sanitarista, Gilson Carvalho, uns dos idealizadores do SUS – Sistema Único de Saúde, ministrou a palestra ‘Análise da Conjuntura da Saúde com Foco nas Redes de Atenção’ para profissionais da saúde de Olímpia, Diretoria Regional de Barretos, toda comarca e região no salão de convenções do Parque Aquático Thermas dos Laranjais durante a tarde de segunda-feira, dia 26.
“Ele é uma das maiores autoridades de saúde pública do país e veio hoje nos passar um pouco de seu grande conhecimento”, disse a Secretária de Saúde, Silvia Forti. “O SUS é dinâmico e agora temos a implantação das Redes de Atenção à Saúde temos que socializar informações para a equipe da Secretaria de Saúde, mostrando o que mudou, atualizando dados. Vejo que desta forma o comprometimento do profissional é maior, pois ele entende todo o processo da parte técnica”, acrescentou.
A RAS – Rede de Atenção à Saúde caracteriza-se pela formação de relações pela centralidade nas necessidades em saúde de uma população, pela responsabilização na atenção contínua e integral, pelo cuidado multiprofissional, pelo compartilhamento de objetivos e compromissos com os resultados sanitários e econômicos. O seu objetivo é promover a integração sistêmica, de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada; e eficiência econômica.
“Hoje falamos sobre a Rede de Saúde de uma forma organizativa regional ficará impossível fazer SUS na demanda espontânea ou na solução individual de cada município. Assim cada região de saúde terá um Conselho que vai compartilhar as necessidades, transferindo para o âmbito regional e estadual. Ou seja, iremos fazer uma avaliação do tratamento para que se esgotem os possíveis tratamentos locais, e que neste tramite seja apenas enviado para o centro maior os casos que sejam realmente necessários”, disse Gilson Carvalho.
Ele ressaltou a importância da participação de toda classe ligada ao meio médico e de saúde para que estes estejam cientes da cooperação para o todo: “Iremos informar a todos que este tipo de atendimento se organiza desta maneira, é fundamental. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde acertou em trazer alguém para falar isso para estes profissionais”, e ainda endossou, “o SUS é um sistema perfeitíssimo, só que longe de ter acontecido. É reconhecido no mundo como um sistema eficaz, porém temos problemas de implantação, ineficiência pois o que fazemos, não fazemos direito e insuficiência por que faltam recursos. Antes do SUS era desesperador o sistema médico de nosso país. Então se pensarmos, como era antes, e o que já conseguimos hoje vemos que estamos bem. Hoje conseguimos 60% de SUS, falta 40% que é muito, e há uma tendência a melhorar o atendimento com esta nova ordenadora do sistema”.
A coordenadora do núcleo de educação permanente e humanização da Secretaria da Saúde, Cristina Esteves Bigui Kiil destacou a importância de todos os presentes absorverem as informações que o médico compartilhou: “Participaram todos os funcionários das unidades ligadas à saúde de Olímpia, como UBS, UPA, SAMU, Fisioterapia, CTA entre outros”.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!