06 de janeiro | 2008

Metade dos computadores vão ao conserto por causa de vírus

Compartilhe:

 

Um levantamento realizado junto a nove empresas do setor, indica que pelo menos metade dos computadores são reparados em Olímpia, pela incidência de algum tipo de vírus. A média varia entre 30% a 70% dos atendimentos prestados todos os meses.

No caso das invasões de contas correntes, por exemplo, os chamados Trojans bancários, estes são uma das principais ameaças que os compradores, através do sistema on-line, estão sujeitos.

Estes códigos maliciosos são designados para roubar senhas para acessar serviços de bancos on-line, plataformas de pagamento Paypal, entre outros. Os Trojans bancários contabilizaram 18.59% das infecções de malware em 2007 e 24.10% das infecções causadas por Trojans.

Este tipo de malware trabalha de diversas formas, desde capturar as teclas digitadas no teclado até o redirecionamento dos usuários a páginas falsas dos sites de bancos para conseguir dinheiro. Os compradores on-line devem certificar-se que o seu computador está livre de códigos maliciosos antes de realizar transações on-line.

Além das transações o tempo gasto pelos usuários com jogos on-line como World of Worl d craft (WoW) ou Lineage também é preocupação. Os ciber-delinqüentes sabem disto e por esta razão lançam ataques para conseguir senhas para vídeo games.

Indesejados

Por outro lado, é cada vez maior o número de ‘spams’ (mensagens eletrônicas não-solicitadas enviadas em massa) nas caixas de e-mails dos usuários de internet.
Para se ter uma idéia, somente em 2007, essas mensagens chegaram a 95% das mensagens que circularam na rede. Este é o maior nível registrado na internet; em 2001, por exemplo, a taxa de spam era de 5%.

O nível registrado em 2007 supera o levantado em 2006, quando as taxas de spam eram variáveis entre 85% a 90%, do volume de e-mails enviados.

Cerca de 50% dos usuários de internet recebem até cinco spams por dia; 65%, até 10 mensagens não-solicitadas diárias. Outros 13% são alvo de, pelo menos, 50 spams no mesmo período.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas