15 de julho | 2012

Grande figueira do “campo de aviação” foi arrancada em 2010

Compartilhe:

Em março de 2010, a erradicação de uma figueira de mais de 50 anos de idade que existia ao lado esquerdo do portão de acesso ao antigo campo de aviação, terras atualmente denominadas por Jardim Centenário, incrustado na zona sul da cidade, acabou gerando polêmica.

Houve até quem tentasse barrar a erradicação levada a cabo pela prefeitura de Olímpia, com a finalidade de duplicar a avenida Harry Gianne­chini, acesso à cidade para quem vem de São Paulo utilizando a estrada vicinal Natal Breda.

“O fato é que é uma avenida. Não tem como. Mas não é só a figueira que está saindo. Estamos tirando diversas árvores ali e, infelizmente tivemos que erradicar todas as árvores lá para poder fazer essa avenida”, argumentou o então secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Gilberto Tonelli Cunha, pa­ra defender a ação levada a efeito.

Porém, de acordo com o que ele disse, o setor de meio ambiente da prefeitura iria adotar um projeto paisagístico, tanto no próprio lo­teamento, quanto na avenida, pa­ra refazer o que foi erradicado. Entretanto, as medidas não foram confirmadas, pelo menos no que se refere ao plantio de árvores frondosas.

“Mas infelizmente alguma coisa tem que ser mudada. Para conseguir executar essa obra, tinha que passar por esse caminho de er­ra­dicar aquelas árvores que estavam exatamente no trajeto da avenida”, reforçou.

Até um pequeno jardim que era mantido por um fábrica de sorvete também foi desfeito. “Nós temos que fazer a avenida. A cidade está pedindo isso. Ela está crescendo. Nós temos um dos principais acessos da cidade, do pessoal que vem de São Paulo, que entra por aquele trevo. Então, realmente, não temos como retroceder nesse assunto”, insistiu.

O editor da Folha e do iFOLHA, à época, entendeu que a árvore poderia ser mantida e que era necessário apenas modificar um pouco o projeto, criando no local, até um pequeno jardim para preservar a árvore que, inclusive, tinha sido palco de muitas histórias de amor.

O jornalista chegou a fazer um poema e gravar sua declamação contendo fotos da destruição da árvore cuja matéria lotou vários caminhões.

A gravação o leitor pode encontrar no site www.ifolha.temmais.com no menu TViFOLHA.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas