25 de setembro | 2016

Folha contrata o Vox Populi para fazer sua pesquisa eleitoral de 2016

Compartilhe:

A editoria desta Folha da Região contratou a empresa Vox Mercado Pesquisas e Projetos Ltda., Vox Populi, para rea­lizar uma pesquisa eleitoral em Olímpia. Com o registro na Justiça Eleitoral, através do cartório da 80.ª Zona Eleitoral, Comarca de Olím­pia, com o número SP-003­32/2016, a finalidade é verificar a tendência do eleitorado local em relação à eleição para prefeito que será realizada no próximo dia 2 de outubro.

A empresa, que está aparecendo no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) com o número 00.852.438/0001.06, tem como responsável pelo trabalho de estatística Maria Cecília Sacramento Souza, que vai analisar as respostas de 400 entrevistados.

O início da pesquisa está autorizado para este sábado, dia 24 de setembro e término previsto para o próximo dia 26, segunda-feira da próxima semana.

Maria Cecília Sacramento Souza está registrada no Con­selho Regional de Estatística (CONRE), da 6ª Região, com o número 8.641. A divulgação está marcada para a partir de quarta-feira da próxima semana, dia 28.

A Vox Populi foi contratada pela Empresa Paulista Folha da Região – ME, de Olímpia, pelo valor de R$ 14.972,00, com recursos próprios.

Metodologia de pesquisa: Pes­quisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionários estru­tu­rados e padronizados junto a uma amostra representativa do eleitorado do município de Olímpia.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; inte­r­­valo de confiança e margem de erro: Plano Amostral: Público pesquisado: eleitores no município de Olímpia.

Tipo de amostra: A amostra é representativa do eleitorado do município de Olím­pia e foi selecionada em dois estágios: 1º estágio: seleção dos setores censitários dentro do município de Olímpia; 2º estágio: seleção dos respon­dentes dentro dos setores censitários através de uma quota proporcional de Gênero, Idade, Esco­lari­dade e Renda Familiar, de acordo com o perfil da população em estudo. As entrevistas serão pessoais e domiciliares.

Fonte de dados: IBGE, Censo 2010 e PNAD 2014 TSE, Cadastro de Eleitores 2016 Tamanho da amostra: 400 entrevistas. Ponderação: Devido à metodologia amos­tral adotada as proporções quanto a sexo, idade, escolaridade e renda familiar da amostra são as mesmas do universo pesquisado, com base no Censo Demográfico de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e no Cadastro de Eleitores 2016 do TSE. Portanto os fatores de ponderação a serem aplicados nas variáveis sexo, idade, escolaridade e renda familiar assumem valor igual a 1 (um).

Área física de realização da pesquisa: A ser informada e fornecida conforme artigo 2º, inciso X 6º § da Instrução Nº 539-35.2015.6.00.0000 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o pleito de 2016. Intervalo de Confiança/Margem de Erro: O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Checagem: Logo após a realização da coleta de dados, é feito o trabalho de checagem das entrevistas junto aos respondentes. O objetivo é, sobretudo, garantir que a entrevista foi realmente realizada e verificar como o respondente se sentiu em relação à pesquisa. Há perguntas do questionário que são reproduzidas para certificarmos de sua correta aplicação e há outras questões que se referem exclusivamente ao desempenho do entrevistador. São aproximadamente 20% dos respondentes de cada entrevistador que irão receber o contato dos checadores.

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:

Para a realização da pesquisa será utilizada uma equipe de entrevistadores e supervisores devidamente treinada para este trabalho. Após os trabalhos de campo, os questionários são submetidos a uma fiscalização que consiste no retorno a campo de 20% dos questionários aplicados individualmente pelos entre­vis­tadores, para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.

Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa: Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme § 6º. do art. 2º. da Resolução-TSE nº. 23.453/2015.

Até o sétimo dia seguinte ao registro da pesquisa, será ele complementado com os dados relativos aos bairros abrangidos; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada).

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas