15 de março | 2009

Fiscais da Anvisa multaram outras três farmácias

Compartilhe:

 

Durante a quinta-feira desta semana, dia 12, fiscais da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), multaram outras três farmácias na cidade de Olímpia, além de prenderem em flagrante, uma pessoa por vender medicamento contrabandeado. Duas farmácias foram lacradas por venda irregular de medicamentos controlado, Anvisa, pois os proprietários não registravam a venda dos produtos em sistema de controle da venda dos remédios. Porém, nesses casos ninguém foi preso. Todos os medicamentos apreendidos serão encaminhados à perícia para detecção dos princípios ativos.

Os proprietários das outras farmácias terão de regularizar a situação junto à Vigilância Sanitária. Eles podem pagar multa que varia de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

De acordo com a informação, os estabelecimentos visitados pelos fiscais da Anvisa, foram definidos a partir de denúncias anônimas. No primeiro, eram comercializados medicamentos para disfunção erétil de forma irregular. Pela numeração do lote os fiscais descobriram que o Viagra, por exemplo, era falsificado. Já o remédio Pramil, que tem venda proibida no Brasil, era contrabandeado do Paraguai.

No segundo estabelecimento foram apreendidos suplementos alimentares de venda proibida pela Anvisa e perfumes possivelmente contrabandeados. Além disso, não havia farmacêutico responsável. Mesmo assim, medicamentos controlados eram vendidos. Outra irregularidade encontrada foram medicamentos sem bula, específicos para hospitais, estavam ao alcance de qualquer consumidor.

Outra farmácia estaria funcionando sem autorização para comercializar medicamentos controlados. Além disso, alguns remédios foram encontrados fracionados de maneira inadequada.

Num dos estabelecimentos fiscalizados, dezenas de bonés foram recolhidos e deixados à disposição do Servisa (Serviço de Vigilância Sanitária), do município de Olímpia.

É considerada infração a venda de produtos alheios ao ramo farmacêutico.

"A partir do momento que as pessoas sabem que a vigilância está atenta e, a vigilância está atenta para toda e qualquer denúncia, eles (proprietários de farmácias) têm que parar de fazer a venda de produtos sem registros ou de produtos falsificados. Uma hora a polícia vai atuar, a Anvisa vai atuar, e vai prender os infratores da lei", avisa o chefe de Inteligência da Anvisa, Adilson Bezerra.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas