19 de agosto | 2018

Piogênio chega a XIII em semana de lançamento e PT joga dentro das normas para voltar ao poder

Compartilhe:

“Grassa pelas redes sociais críticas ácidas, teorias da conspiração, agressões, defesas intransigentes de teses ditatoriais e discriminatórias e até pedindo o fim da democracia.
Mas a grande pergunta que fica é uma só: que outro tipo de regime aceitaria tanta opinião, tanta manifestação agressiva, tantos xingamentos, tantos ataques contra si mesmo? Metade dos que se manifestam, numa ditadura, estaria na prisão. É isso que você quer?”.

Mestre Baba Zen Aranes.

PASSOU O FEFOL …

… e entre mortos e feridos salvaram-se todos, mesmo sem Curupira e Caiapós (e ninguém foi raptado). Até a denúncia de que um servente havia sido agredido na frente do Recinto e sofrido traumatismo craniano, pelo menos o traumatismo não se confirmou.

OS FOLCLÓRICOS …

… no entanto, mais uma vez foram relegados a um segundo plano e a organização parece ter continuado a querer agradar com o espetáculo, como se fosse uma festa do peão, e não uma festa cultural. Mas, no frigir dos ovos, eles foram estalados e ficou provado que mesmo com tudo isso e a falta de divulgação certa, muita gente (olimpienses) ainda se emociona na arquibancada ao aplaudir os parcos minutos (em relação aos parafolclóricos) de apresentação de Bacamar­teiros, Folias de Reis, Moçambiques e Congadas.

MAS, CULTURA …

… a parte, um dos caçadores de Curupiras e de seu primo Caipora, o grande PioGenio XII, agora entrando na reta final, hoje deu o pontapé inicial oficial em sua campanha para deputado federal. Trouxe estrelas de seu partido e do PSDB, com quem seu cacique se coligou para ser candidato a vice-governador de São Paulo, para o lançamento com toda pompa de um imperador, de sua campanha rumo à Brasília.

NÃO ESPERAVA, …

… no entanto, que ganharia mais um número ao seu nome papal. Que coincidência. Justo na semana que promove toda uma vernissage, com a vinda de caciques “plumados”, a promotora local dá mais uma estilingada em sua imagem imperialista e o denuncia à justiça em mais uma ação de impro­bidade administrativa, cometida no estertor de seu último mandado como chefe Morubixaba da aldeia “olimpiana”.

O AGORA PIOGENIO XIII, …

… teria comprado quase R$ 60 mil em quadros e outros penduricalhos para embelezar alguns pontos da Secretaria da Saúde, como o Centro de Diagnósticos. Mas como a coisa aconteceu poucos dias antes de deixar o governo, embora tenham assinado o recebimento dos produtos pagos, estes não teriam sido encontrados pelo governo posterior. Inclusive, o próprio fornecedor teria ficado com parte do que teria sido adquirido guardado em sua sede. A promotora fala que a compra foi feita antes da licitação, que cita, teria sido forjada.

PIOGENIO XIII …

… no entanto, parece não se importar com nada disso, demonstrando ter encontrado a forma mágica de obter votos sem ter que se preocupar com a própria imagem. Dizem que teria uma legião de apaniguados que garantiriam sua votação e seu esquema de bate-paus, principalmente nas redes sociais, se encarregaria de construir um Piogênio virtual tão santificado que estaria imune a tudo isso.

E CONTINUANDO …

… no assunto eleições, no último dia 15 foi encerrado o prazo para as inscrições das chapas que disputarão as eleições deste ano para o preenchimento dos cargos de presidente, senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais.

NENHUMA …

… surpresa maior foi verificada, praticamente confirmando o que a mídia nacional vinha repetindo a exaustão.

OLÍMPIA …

… teve confirmadas as suas duas candidaturas. A do ex-prefeito Piogênio XIII para deputado federal e a do médico Nilton Martines para deputado estadual.

MAS O QUE …

… vem sendo discutido também a exaustão é a candidatura do ex-presidente Lula, preso no Paraná, para a presidência da república.

E A GRANDE …

… dúvida que se instala é a que questiona se o ex-presidente vai conseguir ser votado, ou seja, se vai conseguir realmente participar da eleição ou não e quais as consequências, ou qual seria o plano B do PT.

ESTE COLUNISTA …

… entende que uma coisa é se discutir a prisão em segunda instância e a própria constitucionalidade ou ilegalidade da condenação do ex-presidente ou não (STF e STJ).

OUTRA É …

… a legalidade de sua candidatura. Ou seja, se é ficha limpa ou não.

ALIÁS, PARA …

… que possamos entender melhor a questão é preciso pontificar que a “Lei da Ficha Limpa” foi aprovada e sancionada ainda em seu governo. Portanto, há muitos anos, sem que se declarasse a sua inconstitucio­nalidade, uma vez que impõe uma restrição, uma penalização, para quem ainda não teve uma sentença condenatória transitada em julgado (sem direito a outros recursos), o chamado princípio da inocência.

DA MESMA …

… forma que a prisão em segunda instância é uma questão a ser discutida, muitos juristas acreditam na  inconstitucionali­dade da Lei da Ficha Limpa também.

NO ENTANTO, …

… não há como descartar que a referida lei está em pleno vigor e a norma, embora seja letra morta, pois precisa que se acione a justiça para que esta tome a decisão. Esta já foi acionada para ser aplicada no caso concreto do ex-presidente.

E DENTRO …

… desta ótica, não há como defender a candidatura de Lula. Este colunista acredita que nem o staff do ex-presidente deva acreditar. A lei existe, está em vigor, e o caso se enquadra como uma luva dentro de suas condicionantes (como se fosse um tipo penal).

INOCENTE …

… ou não. Condenado sem provas ou não. O caso do ex-presidente atende todas as exigências para ser considerado ficha suja: ou seja, foi condenado por um órgão colegiado (tribunal superior que tem votação por mais de um magistrado).

MAS, AÍ …

… perguntaria você, caro leitor. Então por que a insistência de se manter tal candidatura.

AÍ, A ÚNICA …

… explicação plausível para o fato é a de que o PT estaria entendendo que quanto mais tempo levar a candidatura de Lula, mais se conseguirá transferir votos dele para um possível substituto.

OU SEJA, …

… o PT estaria utilizando uma estratégia que tem permissão na própria lei eleitoral que diz explicitamente que se o candidato for considerado inelegível, ou, em outros casos, desistir da candidatura, pode ser substituído por outro, poucos dias antes da eleição.

ORA, SENHORES …

… Lula hoje lidera as pesquisas de opinião estando preso e sem poder fazer campanha. Se for considerado inelegível será criado um clima de comoção que poderá ser um fator que aumentará a possibilidade de transferência de votos para um possível substituto. E, ainda, sua foto permanecerá na urna eletrônica, também induzindo o eleitor menos esclarecido a achar que estará votando nele.

IMAGINEM …

… por exemplo, que o ex-prefeito de São Paulo, inscrito como vice, Fernando Hadad, seja o substituto e consiga passar para o segundo turno contra Bolsonaro. Estaria praticamente eleito, pois o candidato militar é quem tem a maior rejeição de todos, inclusive dentro de partidos de centro e de praticamente todos de esquerda.

DEU PRA ENTENDER …

… o que este ser que tem trombas está lucubrando neste espaço? O PT está jogando com as próprias regras para voltar ao poder.

José Salamargo – tra­vestido de Curupira, mas às vezes disfarçando de Caipora (o primo), acreditando que o momento atual é, com certeza, um dos mais importantes da história de nossa jovem república que vive momentos de inconsistência e instabilidade.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas