17 de maio | 2015

Finalmente secretaria da Saúde admite uma epidemia de dengue

Compartilhe:

Depois de aparentemente procurar manter segredo sobre a real situação do município por aproximadamente um mês, mesmo tendo confirmado a situação a um jornal de Barretos já no mês de abril próximo passado, finalmente a Secretaria Municipal de Sa­úde admitiu que os moradores de Olímpia estão enfrentando uma epidemia de dengue, doença que é transmitida pela fêmea do mosquito Ae­des-aegypti.

A admissão foi através de nota divulgada à imprensa local no final da tarde de quinta-feira, dia 14, na qual a diretora de Divisão de Vigilância em Saúde, Maria Carolina de Almeida Secchieri Mirandola, citou: “a diretoria da Divisão de Vigilância em Saúde vem através deste comunicar que com a confirmação de casos positivos para dengue, o município encontra-se em situação epidêmica”.

No entanto, a diretora a­cres­centa que “é importante ressaltar que a partir de 11 de maio de 2015 houve uma queda significativa no número de notificações. A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Controle de En­de­mias, tem desenvolvido todas as ações preconizadas para evitar e impedir a transmissão da doença, contudo é fundamental também o apoio da po­pulação”.

Segundo os últimos números divulgados, Olímpia tem 334 casos positivos, sendo 309 contraídos na própria cidade e, outros 25 importados de outras localidades.

Além disso, são 167 notificações que tiveram resultado negativos e outras 182 que ainda aguardam a chegada dos resultados. No total, foram registradas 683 notificações.

Por outro lado, a diretora alega que não admitiu o estado de epidemia antes porque, segundo ela, a medição é feita com base apenas nos casos locais. “Não se usa as notificações nem o casos importados para se apurar a situação. Somente os casos locais é que contam”, afirma.

JORNAL DE BARRETOS

Entretanto, em abril, com o total de 192 casos que teriam sido confirmados até no dia 20, a Secretaria Municipal da Saúde de Olímpia estava confirmando uma epidemia da doença na cidade.

De acordo com a informação divulgada no dia 21 de abril, pelo site do Jornal de Barretos, a cidade que tem pouco mais de 54 mil moradores, já contabilizava um doente para cada 281 moradores.

A informação é creditada pelo jornal à diretora da Divisão de Vigilância em Saúde de Olímpia, Maria Carolina de Al­meida Secchieri Mirandola, que afirmou que o município já previa essa epidemia.

A possibilidade, segundo ela, era viável devido à proximidade com cidades que também registraram um alto número de doentes. “Pelo nosso contexto regional até que conseguimos segurar bastante o número de casos”, explicou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas