08 de março | 2015

Falta funcionário para vistoriar imóveis no combate a dengue

Compartilhe:

Embora com 30 pessoas atuando, pelo menos aparentemente está faltando funcionários no Setor de Con­trole de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde de Olím­pia, para atender o grande número denúncias visando vistoria de imóveis no trabalho de combate ao mosquito aedes-aegipti, que é o responsável pela transmissão de dengue.

Pelo menos é a essa conclusão que se pode chegar a partir de uma afirmação feita nesta sexta-feira, dia 6, a uma emissora de rádio local, pelo funcionário José Roberto Fí­garo, que é responsável pela coordenação dos trabalhos.

“Eu tenho uma determinada quantia de pessoas. Às vezes tenho três ou quatro casos positivos para fazer. Eu estou fazendo os positivos entram mais quatro ou cinco fichas de suspeitos. Então, não tenho como toda hora tirar um funcionário para ficar fazendo essas notificações”, justificou José Roberto Fígaro ao ser questionado por um ouvinte sobre a demora de 15 dias para atender uma reclamação de imóvel com suspeita de possuir criadouros do mosquito.

Por outro lado, praticamente dobrou nesta semana o número de casos positivos confirmados em relação ao que foi registrado na semana anterior.

Nesse período, de acordo com o coordenador o total de casos confirmados passou de 14 para 38 resultados positivos. Destes, 31 são os considerados casos autóctones, ou seja, aqueles em que a pessoa adquire a doença na própria a cidade.

Esses números confirmam que a transmissão local está aumentando. Segundo outra informação de José Roberto Fígaro, está surgindo de quatro a cinco casos suspeitos por dia.

Enquanto isso durante a realização da operação bloqueio na região da cidade onde surge um novo caso, estão sendo encontrados muitos criadou­ros do mosquito. Houve caso de encontrar quatro focos numa mesma residência. “A população não está preocupada e não está colaborando. Eu acho preocupante”, avalia o coordenador.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas