05 de julho | 2021

Estado de SP amplia vacinação contra gripe para toda população a partir de 2.ª feira (12)

Compartilhe:

 

Campanha para os grupos prioritários se encerra nesta sexta-feira (9); cobertura está abaixo de 65%, mas meta é de 90%.


O Estado de São Paulo decidiu ampliar campanha de vacinação contra a gripe a partir de segunda-feira (12). Com o término da campanha dos grupos prioritários na sexta-feira (9), as doses remanescentes poderão ser aplicadas em pessoas de outras faixas etárias.

Conforme balanço de segunda-feira (5), 8,4 milhões de doses foram aplicadas nos públicos-alvo, correspondendo a uma cobertura vacinal de 45,9%, entre um total de 18 milhões de pessoas que integram as categorias indicadas na campanha. 

Com exceção dos indígenas – único grupo a atingir 100% de cobertura, todos os demais públicos têm coberturas inferiores a 65%. 

MAIS PESSOAS SE PROTEGENDO DO INFLUENZA

Assim, a expansão para a população em geral foi definida pela Secretaria de Estado da Saúde em conjunto com os municípios e permite que mais pessoas se protejam contra o vírus Influenza. 

“Contamos com a participação de todos que integram estes públicos para que procurem os postos até esta sexta-feira (9) e garantam sua proteção contra a gripe. Estas pessoas ainda terão prioridade a partir do dia 12, mas toda a população poderá se vacinar enquanto houver doses disponíveis na rede”, diz a médica da Divisão de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

QUAIS AS CEPAS DO INFLUENZA A VACINA PROTEGE

O Instituto Butantan disponibiliza ao Brasil 80 milhões de doses da para a campanha nacional, com produção integral do imunizante e sem necessidade de importação de matéria-prima. O imunizante deste ano é constituído por três cepas de Influenza: A/Victoria/2570/2018 (H1N1)pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

Em 2020, o Estado de São Paulo registrou 809 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) atribuíveis ao vírus Influenza e 119 óbitos.

“A gripe e a COVID-19 são doenças respiratórias que circulam simultaneamente aqui no Estado. Por isso, toda medida preventiva é necessária para cuidar de si e do próximo. A vacina é totalmente segura e não causa gripe, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que garantem a devida proteção”, complementa Sato.

COBERTURA EM OLÍMPIA

Em Olímpia, o público-alvo é de 22.876 pessoas e foram aplicadas 13.219, com uma cobertura vacinal de 56,6%.

Os professores da rede pública e privada estão no grupo dos que mais se vacinaram: 83,9%; depois vem os trabalhadores da saúde: 76,5%; Idosos: 68,6%; Puérperas: 62,3%; Crianças (06 meses a 6 anos incompletos): 61,4%; Gestantes: 57,8%; e Pessoas com Comorbidades: 34,7%.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas