08 de abril | 2014

Dr. Nilton ganha prêmio em congresso estadual por vídeo de cirurgia realizada na Santa Casa de Olímpia

Compartilhe:


O médico e cirurgião olimpiense Nilton Roberto Martines trouxe para Olímpia no último dia 06 de abril o prêmio de melhor Vídeo apresentado  no VIII Congresso Paulista de Doenças Digestivas realizado de 03 a 06 de abril de 2014 em Campos de Jordão. O procedimento cirúrgico foi realizado há pouco mais de um ano, na Santa Casa local, em uma mulher que estava com problema de "pedra na vesícula" em situação que obrigava a intervenção cirúrgica.

Nilton foi auxiliado na ocasião pelos médicos Fábio Martines e Gilson Carlos Miranda, tendo como anestesista Luiz Henrique Vicente. As imagens e a edição do vídeo foram realizadas pelo cinegrafista Edson Magro, da Top Vídeo Produções Artísticas.

O cirurgião olimpiense explicou que "algumas pedras da vesícula passam pelo canal perianal e o obstruem provocando reações diversas que podem chegar à pancreatite aguda e a colangite. Este último era o quadro da mulher cuja cirurgia foi apresentada no congresso. Uma pedrinha encravou na papila, elemento pelo qual se dá a entrada e saída da bile para o duodeno. Caso não faça a retirada o paciente pode vir a óbito. Nos grandes centros esta cirurgia é feita por papilotomia  – endoscopia, mas este método tem, em média 5% de falhas.

Segundo o médico, é nesse momento que tem que ter um cirurgião experiente em vias biliares,  pois é uma cirurgia tecnicamente delicada. Como a maioria das vezes, hoje em dia, é feita por endoscopia, deixou-se de ensinar este tipo de cirurgia nas universidades. "Então, quando a gente mostra este tipo de procedimento todos ficam admirados e solicitam cópias dos filmes", contou o médico com orgulho.

Nilton Martines apresentou dois filmes, um sobre varizes de esôfago por esquistossomose e este que versava sobre pancreatite aguda e a colangite, concorrendo com mais 15 filmes selecionados de cirurgias de universidades de São Paulo e, inclusive, do Hospital do Câncer de Barretos.

Por decisão unânime dos jurados o filme do cirurgião olimpiense recebeu a primeira colocação.

Nilton agradece a parceria com o cinegrafista Edson Magro, o Magali, da Top Vídeo Produções Artísticas "que tem realizado as filmagens de várias de suas cirurgias e estas têm ficado com qualidade e nitidez impressionantes", diz. Mas, destaca especialmente, o apoio recebido da esposa Marina que o acompanha em todos os momentos de sua vida. "Me dando forças para sempre prosseguir nesta jornada que abracei e que é parte exponencial de minha vida". E continua: "à Santa Casa que sempre foi um dos pilares do trabalho que tenho realizado;  ao anestesista Luiz Henrique Vicente e também aos médicos cirurgiões que me acompanham nas cirurgias, meu filho Fábio Martinez e Gilson Carlos Miranda. Não poderia deixar de agradecer também as enfermeiras do centro cirúrgico que não medem esforços para que a qualidade de nossa cirurgia seja muito boa.

Embora já tenha filmado e realizado dezenas de cirurgias, tendo em seu arquivo mais de 50 que, inclusive, já foram mostradas em congressos que já participou, esta foi a primeira vez que participou de um congresso competindo com outras apresentações cirúrgicas em vídeo.

Nilton destaca que o segundo filme que inscreveu neste congresso, que retrata um caso de cirurgia de esquistossomose (popularmente conhecida como barriga d'água) também sempre gera curiosidade no meio médico, pois esta doença já está erradicada há muitos anos no Estado de São Paulo e ele acaba realizando aqui por causa do grande número de migrantes que aqui aportam em razão da colheita da cana, oriundos da região nordeste do país onde ainda prolifera a doença.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas